11 Benefícios da Amêndoa – Para que Serve e suas Propriedades

O número de benefícios da amêndoa, mesmo de uma pequena porção, é surpreendente. Ela tem propriedades que são muito efetivas na perda de peso, auxilia o corpo contra as doenças mais temidas e ainda é uma fonte potente e saudável de energia.

 

Propriedades nutricionais da amêndoa, porção de 28g (23 unidades):

  • Energia: 164 calorias
  • Carboidratos: 5,6
  • Açúcares: 1,4 g
  • Gorduras: 14,4 g
  • Proteínas: 6 g
  • Fibras: 3,3 g
  • Potássio: 206 mg
  • Colesterol: 0 mg
  • Sódio: 0 mg

Confira a seguir para que serve e quais são os principais benefícios da amêndoa:

1- Colesterol na medida certa
Apesar de ser rica em gordura, a amêndoa é uma grande aliada para quem precisa diminuir o nível de colesterol ruim (LDL). Ela aumenta o colesterol bom (HDL) que retira moléculas de gordura do sangue. Ao fazer isso, diminui o risco de ataques cardíacos.

2- Diminui as chances de desenvolver câncer
As amêndoas são boas para prevenir qualquer tipo de câncer, pois elas são uma grande fonte de antioxidantes que neutralizam os radicais livres e ajudam a recuperar as células danificadas.

3- Retarda o envelhecimento da pele
Surpreendentemente existem também os benefícios da amêndoa para a pele. Esses antioxidantes também tem propriedades que protegem a pele contra o estresse oxidativo e cria uma proteção mais efetiva contra os raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce.

A vitamina E presente nas amêndoas também protege as proteínas de colágeno e elastina que “cola” as células de sua pele e a deixa livre dos danos dos radicais livres. O colágeno e a elastina são essenciais para uma pele firme, jovial e sem rugas.

4- Aumentam a saciedade e ajudam a emagrecer
Esse é um dos benefícios da amêndoa mais desejados e que as pessoas menos tem conhecimento. Por serem ricas em proteína, fibras e gordura não saturada, as amêndoas aumentam muito a sensação de saciedade. Comendo uma pequena porção, as pessoas se sentem satisfeitas mesmo comendo poucas calorias e baixíssimos níveis de carboidrato.

Apesar das amêndoas serem ricas em gordura, estas são gorduras saudáveis. Além disso, elas são famosas por contribuir com o metabolismo. Pesquisas mostraram que aqueles que comem amêndoas pelo menos duas vezes por semana tem 31% menos chance de ganhar peso em comparação com aqueles que nunca comem.

5- Fazem bem para o coração
Assim como outras sementes, amêndoas diminuem os riscos de doenças do coração. Isso acontece porque o alimento é uma incrível fonte de gorduras insaturadas, proteína, potássio e antioxidantes. Elas ainda são uma boa fonte de ácido fólico e vitamina E e diminuem o nível de homocisteína – fatores importantíssimos para a saúde das artérias.

6- Ideal para diabéticos
Amêndoas ajudam a diminuir o nível de glicose e insulina depois das refeições e é uma boa maneira de evitar picos de açúcar no sangue. Entre 25% e 38% de quem sofre com diabetes tipo 2 tem deficiência de magnésio e a amêndoa pode resolver isso: apenas 56 gramas de amêndoas provem 150mg de magnésio por dia, sendo que o indicado é consumir de 310 mg a 420 mg. Mas para que serve o magnésio?

Ele auxilia no controle do açúcar no sangue e está envolvido em mais de 300 processo sanguíneos. Por isso, consumir a quantidade indicada é muito importante tanto para diabéticos, como para quem quer evitar problemas futuros.

7- Bom para quem sofre com pressão alta
O magnésio oferecido pelas amêndoas também é muito importante para que sofre com pressão alta. Deficiência de magnésio leva a problemas de pressão, que pode levar a ataques cardíacos, derrames e falência dos rins. O potássio presente nas amêndoas também ajuda a regular a pressão sanguínea. Tudo isso com baixo nível de sódio, que é nocivo para quem sofre de hipertensão.

8- Ajuda a ganhar músculos
Entre os benefícios da amêndoa está o desenvolvimento muscular. Elas são uma excelente fonte de proteínas, que é essencial para ganhar músculos. Um quarto de uma xícara de amêndoas tem 8 gramas de proteína, 2 gramas a mais do que um ovo.

9- Elas ajudam o cérebro a permanecer saudável
As amêndoas são uma rica fonte de muitos nutrientes essenciais para a saúde cerebral e são muito importante para crianças em fase de crescimento. Por conter riboflavina e L-carnitina, nutrientes que potencializam a atividade cerebral e criam novas conexões neurais, as amêndoas reduzem o risco de Alzheimer.

Como se não bastasse, as vitaminas B6 e E desaceleram o envelhecimento das células do cérebro que causam problemas de memória. Já os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 presentes nas amêndoas contribuem com os processos intelectuais e o magnésio fortifica os nervos presentes no cérebro.

10- Ajudam a fortificar ossos e dentes
O ômega 3 também tem propriedades benéficas para os ossos porque ele aumenta a absorção de cálcio e deixa os ossos mais fortes ao melhorar a síntese de colágeno

Apenas 92 gramas de amêndoas fornece 24% da quantidade de cálcio que o corpo precisa por dia. Como se não bastasse, elas ainda são uma boa fonte de magnésio e fósforo, que também são importantes para a saúde dos ossos e dentes e para evitar a osteoporose.

11- Muito mais energia
Como se não bastasse todos os benefícios da amêndoa, ela ainda tem uma grande quantidade de calorias de qualidade, com nutrientes que ajudam a converter essas calorias em energia durável. A presença do manganês, cobre e riboflavina aumenta a produção de energia e acelera o metabolismo. Se você está precisando de energia extra e não quer se encher de gordura ruim e açúcares, aposte nas amêndoas.

O que achou dos benefícios da amêndoa? Agora que conhece as propriedades da amêndoa e sabe para que serve, pensa em inclui-la na sua dieta?

 


Encontre nossas Amêndoas nos principais Supermercados de Minas Gerais.

Ou se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas:
www.emporiovilaoliva.com.br | (31) 3036-8888

BR 040 – KM688, PAV 1, Loja 15 CEASAMINAS

 

 

Converse pelo WhatsApp