7 benefícios das ameixas secas: As frutas secas que você ignorou por tempo demais

Esta fruta despretensiosa é surpreendentemente repleta de fibras e de vitaminas e minerais, incluindo potássio, ferro e retinol. As ameixas são ricas em vitamina K e contêm betacaroteno. Cada fruta (aprox. 9,5 g) oferece cerca de 23 kcal e 0,7 g de fibra. Apenas uma xícara de ameixas fornece 87% da ingestão diária recomendada de vitamina K, mais de 20% da maioria das vitaminas B, 8% de cálcio e 27% de potássio.

Valores nutricionais de ameixas

As ameixas são uma fonte de nutrientes e adicioná-los à sua dieta diária pode fornecer uma infinidade de benefícios para a saúde. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma porção de 100 gramas de ameixas secas contém 240 kcal, 2,18 gramas de proteína, 7,1 gramas de fibra e aproximadamente 63,88 gramas de carboidratos.

Confira 7 benefícios da ameixa:

1. Melhora a visão:

As ameixas são uma ótima fonte de vitamina A, uma vitamina essencial para uma visão saudável. Uma ameixa seca fornece 3% da ingestão diária recomendada de vitamina A. As pessoas com deficiência de vitamina A são propensas a cegueira noturna, olhos secos, degeneração macular e catarata.

2. Antioxidante:

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Tufts, em Boston, classificou as ameixas secas como o alimento número 1 em termos de capacidade antioxidante. Elas contêm manganês, ferro e plantas fenólicas que funcionam como antioxidantes e ajudam a proteger as membranas celulares dos danos dos radicais livres.

3. Coração Saudável:

As ameixas são ricas em potássio, um mineral importante que garante o bom funcionamento da resposta do coração e dos nervos em todo o corpo. A ingestão diária de potássio ajuda a baixar a pressão arterial e reduz o risco de problemas como tontura, doença cardíaca, ataque cardíaco e derrame.

4. Alivia a Constipação:

Ameixas foram vendidas como um remédio digestivo popular por anos juntos. E quando se trata de laxantes, as ameixas são mais eficazes. As ameixas ajudam o corpo a digerir os alimentos adequadamente, a aliviar a constipação e a evacuar regularmente. Isso porque são ricas em fibras e sorbitol.

Você sabia que apenas 1 ameixa fornece 3% da ingestão diária recomendada de fibras? O sorbitol, açúcar natural presente nas ameixas, funciona como um laxante porque atrai a umidade para o trato digestivo e facilita os movimentos intestinais. Atenção: Não coma muitas ameixas secas, pois pode causar desconforto gastrointestinal devido ao excesso de sorbitol e fibra.

6. Promove a saúde do cabelo:

Deficiência de ferro pode levar à perda de cabelo, secura e descoloração. As ameixas são ótimas fontes de ferro, contribuindo para a saúde geral do seu cabelo, oferecendo inúmeros benefícios. Elas são uma fonte de vitamina B e vitamina C, que são ótimos para o crescimento do cabelo. Esses nutrientes fortalecem o seu cabelo a partir das raízes e impedem a quebra e danos.

7. Ótimo para a pele

As vitaminas e minerais presentes nas ameixas ajudam a manter a pele saudável. Esta fruta também ajuda a retardar o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de rugas.
Comer ameixas tem seus benefícios, mas não exagere. Elas são ricas em açúcar natural, então podem não ser boas para as pessoas que estão observando seu peso. Afinal, todo excesso é armazenado como gordura em seu corpo. As ameixas têm valores nutricionais tão altos, que se você comer apenas uma, ainda assim vai obter nutrientes mensuráveis. Você pode cortá-las em pedaços finos e adicioná-las a cereais quentes ou frios, misturá-las em smoothies e shakes no verão, como um substituto de açúcar, ou jogá-las em sua massa de cookie. Como as ameixas são carregadas com fibra e aumentam a energia, elas até funcionam bem como um lanche pré-treino.


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