A ameixa seca pode trazer benefícios incríveis para a sua saúde

As frutas secas são muito nutritivas e quando aplicadas em variadas receitas podem oferecer sabor único e surpreendente. Dentre essas frutas, de texturas diferenciadas, estão as ameixas secas, que têm propriedades e benefícios surpreendentes para a saúde.

Essa fruta despretensiosa é rica em fibras e uma fonte de diversas vitaminas e mineiras como potássio, ferro, retinol, vitamina K e betacaroteno, por exemplo.
Uma ameixa de cerca de 10 gramas apresenta 23 kcal e 0,7 gramas de fibras. Quanto ao valor nutricional, uma porção de uma xícara de ameixa seca fornece 87% da ingestão diária recomendada de vitamina K, mais de 20% da ingestão recomendada da maioria das vitaminas do complexo B, além de 8% da quantidade diária necessária de cálcio e 27% de potássio.
Adicioná-las à sua dieta diária pode fornecer uma infinidade de benefícios para a saúde.

Para que serve
A ameixa seca tem diversas propriedades interessantes como a presença de nutrientes e compostos antioxidantes que protegem as células de danos e melhoram a saúde como um todo. Além disso, as substâncias presentes na fruta promovem benefícios para os olhos, ossos, coração além de serem boas para manter pele e cabelos bonitos e saudáveis.

Propriedades
A ameixa seca apresenta propriedades antioxidantes incomparáveis a qualquer tipo de alimento. A fruta também contém propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar no alívio das dores de pessoas com artrite reumatoide.

Como consumir
Seja sozinha ou como ingrediente de saladas, pães, bolos, compotas, sobremesas ou carnes, a ameixa é um alimento nutritivo de baixa caloria. Extremamente saborosa, esta deliciosa fruta esconde diversos benefícios para a nossa saúde.

Benefícios da ameixa para a sua saúde
1. Reduzem o risco de câncer
Ameixas contêm antocianina, pigmento azul-avermelhado responsável pela sua cor intensa. Esses pigmentos antioxidantes ajudam na proteção contra o câncer ao eliminar os radicais livres que danificam as células.
2. Saciam o apetite
Ameixas têm poucas calorias e são ricas em fibras, o que faz delas petiscos ideais para saciar a fome quando se está de dieta. Em estudo recente na Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia, voluntários que petiscavam ameixas sentiam menos fome que o grupo de controle, que petiscava biscoitos light. Testes de sangue posteriores confirmaram que o grupo que comia ameixas apresentava menos aumento de glicose e pequenas quantidades de grelina, o hormônio regulador da
3. Aliviam a constipação intestinal
Ameixas secas são remédios populares na prevenção da constipação intestinal, o que pode ser atribuído ao fato de serem ricas em fibras alimentares e isatina, um laxante natural. Na verdade, a ameixa seca é até mais efetiva que o psyllium (o tipo de fibra encontrado em laxativos) no combate à constipação, de acordo com os resultados de um estudo de 2011 da Universidade de Iowa, o que faz delas uma alternativa mais natural aos remédios de venda livre.
4. Ajudam a retardar a perda óssea
Em um estudo de 2011 da Universidade da Flórida, pesquisadores acompanharam 236 mulheres após a menopausa e lhes deram diariamente suplementos de cálcio, além de ameixas ou maçãs secas. As voluntárias foram testadas após 3, 6 e 12 meses, e descobriu-se que o grupo que ingeria ameixas secas teve menos perda óssea que o outro grupo. Os pesquisadores acreditam que os altos níveis de potássio e vitamina K nas ameixas secas contribuem para a boa formação óssea.

Fonte:
mundoboaforma.com.br
seleções.com.br

Encontre nossa Ameixa Seca Vila Oliva nos principais Supermercados de Minas Gerais.

Converse pelo WhatsApp