AMEIXAS, AMÊNDOAS, CASTANHAS E AZEITONAS DA VILA OLIVA

Tradição e simbologias: alimentos que não podem faltar na sua ceia de Ano Novo

ap_amendoa

A maioria deles foram trazidos por imigrantes árabes, italianos e outros e são recomendados para garantir fartura na virada do ano. Os alimentos como as castanhas, azeitonas e as frutas secas da Vila Oliva, são saudavelmente utilizadas como petiscos, em generosas e deliciosas porções antes das principais refeições: e veja se a fome nãovai diminuir na hora de “atacar” os pratos principais. Além disso podem compor, com sabor e originalidade, a receita dos pratos da ceia, como arroz, saladas e farofas.

A arte de secar frutas para consumi-las durante o inverno surgiu na Europa , durante o Império Romano. Ricas em açúcares, na época , eram utilizadas por viajantes e soldados para repor as energias. As frutas desidratadas são submetidas a processos de secagem natural, exposição ao sol ou artificial, câmaras de ar, vapor ,estufas ou fornos, para não perderem suas propriedades nutricionais. As fibras, minerais e açúcares permanecem preservados e ficam muito mais concentrados, daí o forte sabor adocicado e aroma. Na Vila Oliva você encontra, com qualidade, grãos, frutas secas, azeitonas e vinhos. Delícias que não podem faltar numa ceia de Ano Novo, comumente chamada de Ceia de Réveillon.

Sorte, proteção e amor

O Ano Novo representa uma época de finalizações e de renovação de esperanças. Sendo data de comemoração, quando os alimentos sempre estão presentes, nas tradicionais ceias. Nessas ocasiões, alguns desses alimentos costumam ser consumidos para a sorte, proteção e para o amor. No Brasil, há o hábito de vestir-se de branco e adotar simpatias para garantir sorte e prosperidade para o novo ano. A começar pela fartura, pela imensa quantidade de comida que geralmente encontramos à mesa nessa ceia, que reflete não só um momento de abundância e felicidade, mas o desejo de que as mesmas se repitam em todo o ano que está por vir. Os pratos servidos também têm seus significados e tradições. Eles variam de acordo com o país e cultura. A ceia de Ano Novo traz, em sua comida e sua forma de servir, muitos significados na noite da virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro.

Converse pelo WhatsApp