Benefícios da Castanha de Caju

O cajueiro é uma árvore originária do Nordeste brasileiro que pode chegar a ter dez metros de altura. Ele produz um fruto: a castanha-de-caju e um pseudofruto muito conhecido: o caju. O caju é um dos frutos mais apreciados no Brasil, especialmente na região Nordeste.

Afinal, ele é rico em diversos nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas do complexo B e vitamina C, além de minerais como zinco, fósforo, cálcio, sódio, cobre, potássio, magnésio e ferro, que são capazes de prevenir e tratar diversos tipos de doenças, entre elas, o câncer e a diabetes.

Tanto o caju quanto a castanha-de-caju contêm diversas propriedades que oferecem benefícios à saúde. Além do caju, a semente do fruto também pode fazer muito bem à saúde. A chamada castanha-de-caju é o fruto do cajueiro e é considerado uma iguaria. Isso porque, além de saborosa, é também uma grande aliada do funcionamento do corpo. Dentro da sua potência nutricional podemos citar gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, minerais como fósforo, ferro, selênio, zinco e magnésio, ela também é boa fonte de fitoquímicos, proteínas e antioxidantes, que auxiliam em tratamentos e previnem diversos males.

No entanto, a iguaria não deve ser consumida de forma excessiva, já que faz parte do grupo de oleaginosas, assim como as nozes, amêndoas e avelãs, que são alimentos ricos em gorduras e proteínas, podendo ocasionar o aumento de peso. Para se ter uma ideia, cada 100 gramas de castanha-do-caju podem fornecer cerca de 500 calorias ao corpo, uma “bomba” principalmente para quem está em processo de emagrecimento.

Portanto, a recomendação é para que se consuma em um dia, no máximo, 5 unidades de castanhas-de-caju, o que soma 55 calorias. Você pode ingerir a iguaria como um petisco ou até mesmo junto à lanches, saladas e iogurtes.

Confira seus benefícios:

1- Ajuda contra o câncer
A castanha possui flavonoides de super poderes. Eles são chamados de Proantocianidinas, e agem contra a ação de células que contribuem com a formação de tumores. Esses flavonoides contam com o reforço os benefícios do Cobre, contido na castanha, que auxilia na função anticancerígena.

2- Ação Positiva para o sistema cardiovascular
Entre os benefícios da castanha de caju, podemos destacar o baixo teor de gorduras, o que pode ser conveniente para pessoas que lidam com dúvidas e faltas de opções para lanches em suas dietas. E comparada a outros frutos secos, a castanha de caju se mostra superior, e a ação positiva sobre o coração e sistema cardiovascular é justificado pela porção de ácido oleico contido no alimento, junto aos antioxidantes e ausência de colesterol.

Pesquisas identificaram a ação de um antioxidante poderoso oferecida pela composição da castanha de caju, e que aquelas pessoas que consumiam regularmente castanha de caju, tinham o risco de morte por doença cardíaca e cardiovascular reduzido. Esse benefício pode ser obtido a partir do consumo de 1 a 4 vezes por semana.

3- Controle de pressão arterial
Lidar com a pressão arterial é um problema para muitas pessoas, e os benefícios da castanha de caju também podem favorecer o equilíbrio saudável. O Magnésio presente no fruto pode ajudar a manter a pressão sob controle, evitando que ela se eleve, prejudicando a saúde.

4- Cabelos fortes
O Cobre, importante na ação anticancerígena, também é funcional para a saúde os cabelos. Ele contribui com a manutenção de pigmentação dos fios. O mineral é importante para a produção de melanina, o que retarda o surgimento dos fios branco, além de proteger os cabelos. O mineral ainda pode beneficiar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e articulações.

5- Ossos fortes
Comer castanha de caju também pode ajudar na saúde dos ossos e dentes. O fruto é rico em Magnésio e Cálcio, minerais fundamentais para a saúde de toda estrutura óssea corporal.

6- Bile saudável
O fruto pode ser funcional para retardar o surgimento de cálculos biliares. Pesquisas afirmam que se reduz o desenvolvimento em até 25%.

7- Emagrecimento
Se você está no grupo de pessoas preocupadas com a boa forma, saiba que a castanha e caju pode ser uma excelente opção para as suas refeições intermediárias. As castanhas e caju podem contribuir como fonte de gorduras boas, além de só possuírem colesterol bom, isentando-o do colesterol que é prejudicial à saúde. Pesquisas realizadas afirmam que o consumo regular de castanha de caju auxiliou diversas pessoas a ganharem menos peso, se comparadas àquelas que, durante o processo de análise, não consumiram o fruto.

8- Ajuda o sistema digestório
Uma boa digestão é fundamental para aqueles que atentam para cuidados com a boa forma, por isso, o consumo de castanha de caju pode auxiliá-los a garantir que as refeições sejam digeridas de forma correta e em períodos regulares, evitando desconfortos pela má eliminação de toxinas, e também retenção e líquidos.

9- Ajuda contra Menopausa e TPM
Afirma-se que seguir dieta pode mexer, e muito, com os ânimos das mulheres, principalmente durante os dias de TPM. A castanha de caju também pode reduzir os impactos causados pela mudança de humor, por isso, o fruto é apontado como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo assim sono de melhor qualidade.

10- Ajuda o sistema imunológico
Para o fortalecimento o sistema imunológico, a suplementação de Ferro é uma das principais iniciativas. A castanha de caju possui porção significativa e Ferro, a qual é utilizada no processo de eliminação dos radicais livres que são apontados como prejudiciais à saúde e bem estar. O mineral é importante para a ação preventiva contra anemias e estados que podem comprometer a sua saúde e energia para a realização das atividades cotidianas.

11- Olhos saudáveis
É importante que a atenção não e limite apenas aos cuidados com a boa forma, por isso, a castanha de caju se mostra um fruto completo, o qual também pode atingir, inclusive a saúde de seus olhos. Se consumida, moderada e regularmente, ela pode auxiliar na prevenção contra raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrência de degeneração macular.

12- Ajuda contra a diabetes
Já sabemos que a castanha 3 caju se mostra superior aos demais frutos secos, e com porção muito reduzida de gorduras, é comparada ao azeite. Após análise de comportamento de alguns diabéticos, pode-se notar que, com a inserção da castanha de caju ao cardápio, aliada à uma alimentação com baixo teor de gorduras, os níveis de triglicerídeos foram reduzidos, favorecendo a saúde das pessoas que lidam com a oscilação dos níveis e açúcar na corrente sanguínea.

13- Mais músculos
Para aquele que focam na hipertrofia, os benefícios da castanha de caju também podem ser convenientes, já que o fruto possui Magnésio, que combinado com o Cálcio, pode agir sobre o sistema nervoso e tônus muscular, favorecendo os músculos e células nervosas. A falta de Magnésio pode resultar em espasmos musculares, enxaquecas, dores, fadiga, e até mesmo em câimbras, as quais podem oferecer consequências para o bom rendimento nos treinos. Com o consumo regular de castanha de caju, esse fornecimento de Magnésio é preservado, e reduz a possibilidade de algumas dessas reações adversas.


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