Benefícios do azeite Vila Oliva para sua saúde

Além de favorecer a absorção de minerais para manter a densidade óssea, o azeite de oliva também regula os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de diabetes.

No Empório Vila Oliva você encontra os melhores azeites espanhóis e portugueses, que são cuidadosamente armazenados para preservar sua temperatura ideal, propriedades nutricionais, cor, aroma e sabor.

Nossos azeites de oliva são considerados os melhores azeites, pois são puros e extraídos de azeitonas maduras por métodos que conservam suas características.


Benefícios

O alto nível de antioxidantes, e o fato de ser uma gordura “saudável”, fazem do azeite de oliva extra virgem um alimento completo para a prevenção de doenças.

Por ser extremamente saboroso, os benefícios do azeite se estendem também a proporcionar pratos diferenciados e muito apreciados por todo o mundo. É um produto muito utilizado na gastronomia por seu suave sabor e pelas múltiplas propriedades que oferece para a saúde. Existem muitas razões para que o azeite seja incluído em nossas dietas. Conheça os seus principais benefícios:

  • Reduz o colesterol ruim, por ser rico em gorduras monoinsaturadas.
  • Previne a aterosclerose e protege o coração, por ser rico em compostos fenólicos e vitamina E, que são fortes antioxidantes;
  • Previne doenças como câncer e diabetes tipo 2, por conter antioxidantes e por agir no hipotálamo, estimulando a saciedade;
  • Atua como anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico, por conter uma substância anti-inflamatória, o oleocanthal;
  • Reduz a pressão arterial, por facilitar a circulação sanguínea, já que estimula a dilatação dos vasos.


Valor Nutricional

O azeite de oliva é composto basicamente por gorduras, sendo 73% delas monoinsaturadas, principalmente ácido oleico, 14% de saturadas e pouco mais de 10% de poli-insaturadas. Dentre as poli-insaturadas a maioria (9,7%) é de ômega 6, também chamado ácido linoleico e uma pequena parte (0,76%) é de ômega 3 ou ácido linolênico.

As gorduras insaturadas são consideradas amigas do coração, trazendo grandes benefícios à saúde.

O azeite contém ainda uma quantidade muito grande de vitamina E e vitamina K, 100 ml fornece 72% e 75% das necessidades diárias dessas vitaminas. A quantidade de antioxidantes além da vitamina E também é grande, incluindo compostos como oleocantal e oleuropeína.

Consumo

O consumo de azeite deve ser regular e preferencialmente na finalização dos pratos, evitando-se o seu uso excessivo e em preparações fritas, por exemplo.

É recomendado consumir regularmente uma colher de sobremesa de azeite por dia, em sua forma crua, como em saladas. Além disso, pode ser utilizado para grelhar as carnes, sendo uma gordura que aguenta altas temperaturas.

De todas as suas variedades, a mais recomendada é a extra virgem, pois é a que possui mais pureza e qualidade. O consumo diário de azeite de oliva extra virgem reduz o mau colesterol, protege o coração e as células, diminui a inflamação no corpo, reduz a pressão arterial, previne o envelhecimento precoce e doenças, como infarto, câncer e diabetes tipo 2.

Converse pelo WhatsApp