Comer 1 Castanha do Pará por dia traz inúmeros benefícios à saúde

A castanha do Pará é uma excelente opção para uma alimentação saudável, além de prática e saborosa, o que facilita seu consumo tanto por idosos quanto por crianças, ela é fácil de transportar e altamente nutritiva, o que permite um elevado ganho nutricional com poucas unidades!

Elas contêm vitaminas, minerais, gorduras saudáveis ​​e compostos vegetais poderosas que podem beneficiar sua saúde de várias maneiras. Adicionar mais castanhas à sua rotina alimentar pode melhorar a saúde do coração, promover a perda de peso e manter controlado o açúcar no sangue.

Separamos 5 benefícios da Castanha do Pará para a sua saúde, confira:

1. A castanha do Pará pode ajudar a regular a função da tireoide.

A função tireoidiana adequada pode depender da deficiência de selênio. Ela controla as funções cotidianas, como a regulação do apetite, sono, temperatura, peso e metabolismo.

2. Castanha do Pará pode ajudar a melhorar os sintomas da asma.

Estudos sugeriram que pacientes com asma de longo prazo podem ter níveis mais baixos de selênio. Quando os pacientes envolvidos na suplementação de selênio, os pesquisadores descobriram que os sintomas asmáticos reduziram em relação ao placebo.

3. A castanha do Pará pode ajudar você a manter um peso saudável.

Cem gramas de castanha do Pará contêm 656 calorias. A maioria das calorias provém do alto teor de gordura, principalmente dos ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido palmitoleico e o ácido oleico. Estes tipos de nutrientes podem ajudar a diminuir as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) ou “colesterol ruim” e ajudam a aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou “bom colesterol” no sangue.

4. A castanha do Pará pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas.

Estudos revelam que baixas concentrações de selênio estão associadas a um risco aumentado de doença coronariana devido à capacidade do selênio de combater a inflamação, melhorar o fluxo sanguíneo e fornecer atividade antioxidante. Além disso, o ácido oleico pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas.

5. Castanha do Pará pode ajudar a melhorar seu sistema digestivo.

As castanhas do pará são carregadas com fibra e podem ajudar a movimentar os alimentos através do sistema digestivo, enquanto extraem o máximo de nutrientes possível. Dietas ricas em fibra dietética também podem ajudar a prevenir úlceras estomacais, constipação, inchaço e até câncer de cólon.

ATENÇÃO: Riscos do consumo excessivo

Consumir além de quatro a seis castanhas-do-pará pode ser prejudicial para a saúde. Isto porque esta quantidade do alimento possui entre 200 e 300 mcg de selênio, um pouco abaixo recomendação diária máxima de selênio (400 mcg). O consumo ocasional de uma quantidade maior não vai causar nenhum problema, o que complica é o consumo crônico de altas quantidades da castanha. Pode ocorrer uma overdose de selênio que leva a uma condição tóxica conhecida como selenose. Os sintomas deste problema são náuseas, vômitos, dor abdominal, fadiga, irritabilidade, descamação das unhas, perda de cabelo, mau hálito, distúrbios gastrointestinais e danos ao sistema nervoso.


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