Damasco: Saiba por que vale a pena ingerir a fruta diariamente

O Damasco é uma fruta redonda e amarela, parecida com uma versão menor de um pêssego, mas possui a acidez das ameixas roxas. A fruta pode ser consumida nas versões fresca e seca, sendo o damasco seco muito utilizado em receitas variadas, dando sempre um toque requintado aos pratos.
Mais conhecido em sua versão desidratada, o damasco é ingrediente de sucesso na culinária e ainda oferece benefícios incríveis para a saúde. Confira aqui porque você deve consumi-lo diariamente e seus benefícios para o corpo e a mente.

– Excelente para a saúde dos olhos
Rico em vitamina A e carotenoides, o damasco ajuda no fortalecimento dos nervos ópticos, combate a secura dos olhos e a degeneração macular (perda no centro do campo de visão).

– Fonte de antioxidantes
Antioxidantes são bons para ajudar a combater o envelhecimento, já que combatem os radicais livres produzidos naturalmente no organismo. Os principais antioxidantes do damasco são as vitaminas C e A.

– Saudável para o coração
As fibras solúveis encontradas na fruta também são responsáveis por fornecer benefícios ao coração. Elas reduzem o mal colesterol, evitando assim o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

– Prevenção de câncer
Os radicais livres podem atacar a estrutura do nosso DNA, causando o crescimento anormal de células. Os antioxidantes encontrados no damasco são poderosos no controle dessas substâncias, evitando assim o risco do desenvolvimento de um câncer.

– Ajuda a perder peso
As fibras presentes no damasco ajudam as pessoas que querem eliminar peso. Elas contribuem na melhoria do sistema digestivo e no funcionamento do metabolismo.

– Fortalece os ossos
A fruta é rica em cálcio e potássio. O cálcio é necessário para a formação e desenvolvimento dos ossos, evitando assim a osteoporose. Já o potássio regula a absorção, distribuição e excreção de cálcio no corpo. Sem o potássio, todo o cálcio que ingerimos é liberado na corrente sanguínea e pode ser eliminado do organismo.

– Anti-inflamatório
No damasco é possível encontrar catequinas, que são outras substâncias antioxidantes e também anti-inflamatórias muito potentes. Pesquisadores identificaram que a ingestão de catequinas provoca benefícios significativos, como proteger os vasos sanguíneos de inflamações e controle da pressão arterial.

Como consumir
• O fruto pode ser consumido in natura ou na forma de doces, geleias e cremes.

• No Brasil, a forma seca é a mais consumida. Pode ser levado num potinho e consumido em lanches ao longo do dia.

• O damasco é uma boa opção para pessoas que praticam exercícios e precisam de uma energia extra para o treino e para repor as energias perdidas com a prática de exercícios.

• O damasco seco ou damasco turco combina bem com pratos doces e salgados. tortas, bolos, pavês e cremes!

Encontre os Produtos Vila Oliva nos principais Supermercados de Minas Gerais.
Ou, se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas:
www.emporiovilaoliva.com.br | (31) 3036-8888.

Venha visitar nossa loja na CeasaMinas:
BR 040 – KM 688, PAV 1, Loja 15

Publicado em: 10/01/2020

Converse pelo WhatsApp