Damasco – Uma fruta amiga da sua saúde

Você sabia que o damasco desidratado tem mais poder nutritivo que o fruto fresco? Isso ocorre porque, quando dissecada, a quantia de água presente na fruta passa de 67% para 23%, por isso concentra os minerais e vitaminas.

Uma frutinha versátil e saborosa, o damasco pode ser encontrado o ano inteiro e em diferentes apresentações, como seco, enlatado e fresco. É mais comum em climas frios. Apesar de ser da família do pêssego, possui diversas características diferentes, começando pelo sabor e também por propriedades e vitaminas. E é uma excelente aliada na luta para emagrecer.

Os primeiros registros de cultivo do damasco foi na China, cerca de três mil anos antes de Cristo. Provavelmente, o damasco chegou à Armênia trazido pelos mercadores que percorriam a Rota da Seda. Um damasqueiro pode atingir uma altura de até 7 metros de altura.

Originário da família do pêssego, o damasco se destaca pela quantia de fibras em sua composição: dois gramas em três unidades da fruta seca, por isso auxilia no funcionamento do intestino e na regulação do metabolismo. Rico em vitamina A e betacaroteno, o damasco possui um potente antioxidante e fortalece o sistema imunológico. Como contém estas vitaminas que são fundamentais para a saúde dos olhos, gengivas e beleza da pele, ainda é um amigo da sua saúde.

Os Benefícios do Damasco Seco para sua saúde:

• Rico em nutrientes :
O damasco seco é rico em fósforo, potássio e cálcio que auxiliam a manutenção da energia e fortificação óssea

• O damasco contem vitamina C :
Os frutos de damasco contêm vitamina C, outro antioxidante natural. Vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos para o oxigênio.

• Auxilia na perda de peso:
Essas deliciosas frutinhas tem um baixo teor calórico, fonte de alimento rico em nutrientes que pode ser um ótimo complemento para qualquer programa de perda de peso. Além disso, a fibra de damascos pode ajudar a manter um nível de peso saudável.

• A fruta contém altos níveis de antioxidantes:
O Damasco é uma boa fonte de vitamina C e também uma grande fonte de vitamina A, fornecendo 20% de seu DV por porção.

• Repõem energias:
Consegue repor energia de atletas profissionais e amadores rapidamente. Mantém os fluídos corporais. Também pode ser usado antes do treino por causa dos baixos índices glicêmicos.

• O damasco é rico em fibras:
A alta quantidade de fibras que existem nos damascos oferecem uma variedade de benefícios à saúde. É também uma boa fonte de fibras, o que pode prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável. Pode ser essencial na saúde do cólon, é ótimo para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo e manter um peso corporal saudável.

• Contribui para a saúde dos olhos:
Frutas como damascos, por exemplo que são ricos em vitamina A e carotenóides, são agora considerados por muitos, que pode ajudar a fortalecer os olhos. Um relatório afirma que comer três ou mais porções de frutas por dia, pode ajudar a prevenir doença ocular relacionada com a idade, como a degeneração macular.

• Ajuda no combate a anemia:
Por conter uma boa quantidade de ferro e de cobre, os damascos podem contribuir para a formação da hemoglobina.

• Contribui para a saúde da Pele:
Ao esfregar o óleo de damasco sobre a pele, pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças como eczema e sarna.

• Contribui com a saúde do coração:
O beta-caroteno encontrado no damasco é agora considerado por muitos estudos que pode desempenhar um papel positivo na prevenção de doenças e na saúde cardíaca e cardiovascular. Eles ajudam a evitar a oxidação do colesterol LDL e desintoxicar o sangue.

 

Quanto consumir?
O ideal é consumir em torno de 100 gramas de damasco seco ou entre duas e cinco unidades da fruta na sua forma natural. O benefício da versão seca é poder carregar facilmente para qualquer lugar e consumir como lanche ou como um docinho.

Vale lembrar, que o processo de secagem elimina a água e não as calorias da fruta. Sendo assim, não dá para exagerar no consumo para não comprometer a dieta.


Encontre nosso Damasco Seco nos principais Supermercados de Minas Gerais.

Ou se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas:
www.emporiovilaoliva.com.br | (31) 3036-8888

BR 040 – KM688, PAV 1, Loja 15 CEASAMINAS

Converse pelo WhatsApp