Descubra o sabor do Funghi Secchi

Cogumelo é a denominação popular concedida aos fungos – organismos que englobam também as leveduras e os bolores. São organismos privados de clorofila e para sobreviver precisam coexistir em simbiose com plantas verdes.

Tenros, carnudos, perfeito para molhos, salteados no azeite ou simplesmente grelhados, são largamente consumidos por culturas em todo o planeta. Da China aos indígenas da Amazônia. Na Europa, berço das melhores variedades, sua popularização se deve aos romanos, tanto que um deles, o preferido do imperador, leva o nome de Cogumelo-de-césar (Amanita Cesarea).

O funghi, particularmente o secchi, mais utilizado na gastronomia, é uma espécie de cogumelo da espécie Porcini ou Boletus edulis; o consumidor os encontra no formato desidratado, ou seja, desprovido de água.

Eles são amplamente utilizados pelos ‘chefs’ na confecção de molhos para massas e de pratos à base de carne. Normalmente este ingrediente confere um gosto peculiar que lembra o das nozes, e sua contextura é macia e possui o aspecto semelhante ao do creme.

Com sua consistência delicada, porém firme, se caracterizam pelo aroma expressivo, realçando o sabor de molhos vermelhos ou em pratos com outras variedades de cogumelos in natura.  Puxados no azeite, também ficam deliciosos como antepasto ou na cobertura de bruschettas.

O funghi apresenta duas variedades: o chileno e o italiano (denominado Porcini), Porcino no singular, ou Porcini no plural, é o nome genérico de algumas espécies de cogumelos do gênero Boletus, comuns nos bosques umidos da Itália.

Os Porcini vivem, normalmente, junto a àrvores como carvalho ou castanheiro, seu tamanho varia entre 10 e 20 centímetros de altura e cerca de 150 gramas de peso, mas podem atigir até dois quilos. Sua carne é branca e a cor varia entre acastanhado, marrom, cor de barro e avermelhado.

Ele se desenvolve mais facilmente no continente europeu e na América do Norte, em arbustos que produzem frutos da estação do verão ao período outonal; este cogumelo é encontrado com maior frequência nas temporadas chuvosas.

Converse pelo WhatsApp