Frutas em Calda | Desfrute o sabor por muito mais tempo

 

 

No atual momento em que os alimentos sem aditivos estão em alta, as Frutas em Calda ou Compota é uma deliciosa solução com bons séculos de história. Através dos anos, essa receita toda especial — que carrega em sua essência aquele aroma adocicado de infância — foi aperfeiçoada e, hoje, sabe-se que podemos desfrutar de seu sabor por muitos meses, graças ao seu processo natural de preservação dos ingredientes utilizados.

A Compota ou fruta em calda é o produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes ou caroços, com ou sem casca, e submetida a cozimento incipiente, envasadas em lata ou vidro, praticamente cruas, cobertas com calda de açúcar.

Depois de fechado em recipiente, o produto é submetido a um tratamento térmico adequado. O mesmo não deve ser colorido nem aromatizado artificialmente. Somente para a cereja é permitida a recoloração. Pode ser adicionado de glicose ou açúcar invertido.

Deve ser preparado de frutas sãs, limpas, isentas de matéria terrosa, de parasitas e de detritos animais ou vegetais. E as frutas devem obedecer às classificações e graduações de tamanho específico para cada espécie.

Em relação a outros doces — especialmente, os industrializados — a Fruta em Calda concentra muitos atrativos, que vão além do seu sabor.

Por se tratar de uma receita natural, feita com as próprias frutas, os nutrientes delas ficam preservados, o que ajuda a garantir uma beliscada doce a qualquer hora do dia e cheia dos nutrientes específicos de cada fruta.

Além disso, é uma opção acessível, prática e suculenta para ter em casa. Ainda mais por ser tão versátil e combinar com muitos outros ingredientes

Mas atenção! Seja na versão orgânica, diet, caseira ou tradicional, a fruta em Calda possui altos níveis de açúcar, principalmente a frutose, o que pode levar ao ganho de alguns quilinhos a mais. Por isso, o consumo deve ser moderado.

Doce ou compota, geleia ou conserva?

Você sabe diferenciar cada uma dessas deliciosas iguarias? Feitas à base de frutas e frutos, essas preparações acompanham perfeitamente os mais diversos momentos do dia, seja no café da manhã, brunchs antes do almoço, sobremesas ou em lanchinhos da tarde e da noite, deixando os nossos biscoitinhos, torradinhas ou pães muito mais saborosos de comer.

Seja para aproveitar a maior durabilidade das frutas ou para aumentar a ingestão desses alimentos na dieta, as geleias, compotas, doces e conservas são sempre boas opções, já que elas preservam os nutrientes integrais do alimento. Confira:

GELEIAS: Essa iguaria pode ser caracterizada por possuírem uma cor mais clara, transparente, assemelhando-se à gelatina. As geleias orgânicas e caseiras são as mais indicadas para consumo, pois garantem a ausência de conservantes e agrotóxicos na alimentação. As diets são recomendadas para pessoas diabéticas, que precisam ter atenção ao consumo do açúcar.

DOCES: São popularmente açucarados, pois para o seu preparo, além das frutas, inclui a adição de açúcar para assim alcançar o ponto da iguaria. Os doces podem conter pedaços de frutas ou fazer com que elas se desfaçam completamente. Nas prateleiras dos supermercados é possível encontrar uma variedade de doces, porém, é mais indicado o doce caseiro, no qual você pode dosar a quantidade de açúcar e optar por um mais saudável, como o de coco ou demerara, por exemplo.

COMPOTA: A compota, geralmente, é a mais confundida com a geleia, por possuir uma consistência mais líquida ou gelatinosa. Porém, esta possui adição de açúcar. São boas opções para aumentar a durabilidade dos frutos, já que o açúcar age como uma espécie de conservante. As compotas também podem ser feitas com legumes, como a cenoura e o tomate, por exemplo.

CONSERVA: A principal característica dessa iguaria é a permanência dos frutos inteiros nos vidros e assim são servidos. A presença do açúcar também aumenta a durabilidade da conserva, sendo recomendada para o preparo com frutas que possuem um tempo de vida muito curto. As conservas não precisam ser somente de frutas, é comum encontrá-las em versões de legumes, como pepino, chuchu, abóbora, etc.

 


 

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