Invista no consumo da Castanha do Pará e garanta diversos benefícios para a saúde

Invista no consumo da Castanha do Pará e garanta diversos benefícios para a saúde

Você sabia que a Castanha do Pará ajuda no tratamento e prevenção de doenças? Essa semente, do mesmo grupo das nozes, amêndoas e outras oleaginosas, possui alta quantidade de selênio, um mineral que combate o envelhecimento das células e previne tumores e doenças neurodegenerativas.

O selênio combate, por exemplo, o envelhecimento das células causado principalmente pelos radicais livres, além de prevenir tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla. Além disso, segundo Regina Moraes, nutricionista funcional, ele é excelente para disfunções tireoidianas, pois protege a glândula da tireoide.

Uma única castanha fornece quase 100 mg de selênio, que corresponde a 150% da dose diária recomendada.

O alimento também possui gorduras do bem, ou seja, gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, além de contar com ácidos graxos (oleico e palmitoleico) que ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e a diminuir os de colesterol ruim (LDL).

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP demonstrou que a ingestão diária de castanha do Pará também ajuda a preservar o cérebro de danos oxidativos relacionados à idade. Além disso, essa ação antioxidante previne doenças cerebrais degenerativas como Parkinson, além de auxiliar na prevenção de derrames cerebrais.

Benefícios

Dentre a lista de alimentos saudáveis indicados para um cardápio semanal, essa fruta oleaginosa apresenta um quadro nutricional poderoso para o nosso consumo. Descubra 6 vantagens de incluir as castanhas-do-pará em sua alimentação:

Defende o coração: Conta com magnésio e gorduras de boa qualidade: é o caso do ômega-3.

Evita doenças, como o câncer: É repleta de selênio e flavonoides, entre outros antioxidantes.
Evita a aterosclerose: Também se deve aos antioxidantes.
Evita trombose: Contém arginina e resveratrol, que facilitam a circulação do sangue.

Diminui a tensão alta: É capaz de relaxar os vasos sanguíneos.

Fortalece a imunidade: Conta com selênio, que assegura a saúde das células.

Como consumir

  • A castanha do Pará pode ser consumida in natura, em pequenas porções, como lanche da tarde ou até mesmo acompanhando sobremesas.
  • Pode também ser usada como ingrediente de pratos doces e salgados.
  • Outra opção é adicionar as sementes em saladas, frutas e iogurtes.
  • As castanhas-do-pará podem ainda ser consumidas em um mix de oleaginosas, junto a amêndoas torradas, amendoim, uvas passas e nozes, que aumentam ainda mais o valor nutricional do lanche e garantem uma alimentação saudável no dia a dia.

Fonte:
https://www.arevistadamulher.com.br/
https://www.conquistesuavida.com.br/

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