Muito usada em receitas de Natal, a uva passa pode ser aproveitada de diversas formas em nossa alimentação, descubra os seus benefícios.

Ela é conhecida como kishmish na índia, e seu uso medicinal é justificado por múltiplos benefícios. Classificada como fruto seco, a uva passa é obtida por meio da desidratação da uva fresca, mantendo os mesmos nutrientes da fruta original, porém de forma mais concentrada.

Puras ou acompanhando receitas, as uvas passas são tradições das ceias de Natal, mas esse alimento é tão saudável e versátil, que pode ser aproveitado em diversos momentos da nossa alimentação, durante o ano todo. A uva passa pode ser utilizada no arroz, em saladas, tortas, bolos, panetones, iogurtes, granola caseira, biscoitos, pães, mix de castanhas e até mesmo pura. É, realmente, considerada uma alternativa saudável da natureza para doces.

Essa fruta desidratada é rica em antioxidantes que retardam os sinais do envelhecimento e protegem a visão dos efeitos da oxidação e do tempo. Fonte de ferro e cálcio, a uva passa também fortalece o sistema nervoso, os ossos e os dentes.

Assim como as uvas, a uva passa possui vitaminas de complexo a e b, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, zinco, e o resveratrol, sendo este último um importante polifenol que pode agir com ação anti-inflamatória.

Pequenas, docinhas e poderosas, elas apresentam benefícios incríveis para a nosso organismo. Confira!

1. Fonte de energia
A frutose aumenta o nível energético e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes. Com isso, aumenta-se o rendimento físico em atividades do cotidiano. Comer uvas passas também promove a absorção eficiente de vitaminas, proteínas e outros nutrientes em seu corpo. Portanto, elas também ajudam na construção de seu sistema imunológico.

2. Benefício na digestão
As fibras são importantes nutrientes que contribuem com o processo digestório, pois favorece o funcionamento intestinal. A ingestão regular de uva passa ajuda a manter o movimento intestinal regular, com as fibras varrendo as toxinas e resíduos do trato gastrointestinal.

3. Melhora a saúde bucal
O ácido oleanólico, presente nas uvas passas, atua contra cáries, sensibilidade e fragilidade dentária e impede o crescimento de bactérias nocivas que podem causar gengivite e outras doenças periodontais.

4. Melhora a saúde óssea
As uvas passas são uma excelente fonte de cálcio, que é necessário para fortalecer ossos e dentes O cálcio e o ferro, presentes na fruta, não só ajudam os dentes, como também os ossos a ficarem mais fortes e resistentes. Além disso a uva passa tem boro, que auxilia na composição óssea.

5. Diminuição da acidez no Corpo
O potássio e o magnésio, abundantes na uva passa, ajudam a reduzir a acidez do corpo (uma condição metabólica anormal conhecida como acidose) e, com isso, evitar cálculos renais, gota, tumores, câncer, artrite, perda de cabelo ou doenças de pele.

6. Trata infecções
A uva passa contêm substâncias chamadas fitonutrientes polifenólicos que têm propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianos. Para impedir o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras infecções no organismo, a uva-passa também pode contribuir, já que contém bons níveis de vitamina C em sua composição.

7. Protege os olhos
Os fitonutrientes polifenólicos na uva passa ajudam a evitar os efeitos da oxidação e do tempo nos olhos, melhorando a circulação do sangue e nutrindo os capilares. Elas possuem também propriedades antioxidantes que protegem os olhos contra os radicais livres nocivos que podem causar o desenvolvimento de catarata, degeneração macular, cegueira e outros distúrbios visuais.

8. Trata anemia
As uvas passas fornecem bons níveis de ferro, ajudando a corrigir a anemia. Para potencializar a ação do mineral, a fruta pode ser combinada com outros alimentos fontes de vitamina C, como laranja, limão, abacaxi, etc.

9. Prevenção do câncer
São boas fontes de polifenóis, agentes antioxidantes que evitam o desenvolvimento das células cancerígenas causadoras do câncer de cólon, mama, próstata e outros.

10. Ajuda o coração
As uvas passas ainda são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação.

Converse pelo WhatsApp