Os benefícios das nozes para a nossa saúde

Obtidas a partir de um fruto da árvore nogueira, encontrada na Europa e na Ásia, as nozes possuem importantes nutrientes em sua composição como ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco, potássio e o aminoácido arginina.

Com isso, é inegável que apesar delas serem calóricas, elas podem beneficiar a saúde do nosso organismo.

As nozes são boas para prevenir o câncer

Um estudo feito na Universidade Marshall, nos Estados Unidos, trouxe evidências que as nozes podem ajudar a prevenir contra o câncer de mama. Os pesquisadores descobriram isso depois de realizarem um experimento com roedores, em que um grupo deles recebeu o equivalente a 56 g de nozes e o outro não consumiu uma grama sequer do alimento.

O resultado foi que os que consumiram as nozes diminuíram os riscos de desenvolvimento da doença pela metade. E mesmo os membros deste grupo que tiveram a doença, apresentaram tumores de tamanhos menores do que aqueles que não tinha ingerido a comida.

A inclusão das nozes nas refeições ainda se mostrou vantajosa após o diagnóstico da doença, pois elas reduziram a velocidade em que as células malignas cresciam.

Saúde Cardiovascular

Os benefícios das nozes também se aplicam à saúde cardiovascular. Elas contribuem com a diminuição dos níveis do colesterol do mal, o LDL, contribuem com a melhoria da qualidade do sangue, diminuem o risco de coagulação e inflamação excessiva e melhoram a função das células endoteliais, que estão presentes no interior dos vasos sanguíneos, fazendo parte da constituição de sua parede.

O aminoácido arginina encontrado nas nozes colabora com a produção de óxido nítrico, uma substância que relaxa os vasos sanguíneos. Há ainda o fato que o alimento traz o folato – ou ácido fólico – que quando combinado com as vitaminas B6 e B12 diminui as taxas da homocisteína, um aminoácido que causa o endurecimento dos vasos sanguíneos e o aumento da pressão arterial.

Controle do açúcar no sangue

As proteínas encontradas nas nozes contribuem para que as taxas de glicose no sangue se mantenham estáveis. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, no Canadá, mostrou que o consumo de oleaginosas, o que inclui as nozes, pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de dividirem 117 pessoas portadoras de diabetes em três grupos. Um deles consumiu um mix de nozes, amêndoas, pistaches, amendoins, castanhas de caju e macadâmias sem sal. O segundo ingeriu um muffin saudável, feito com trigo integral e sem açúcar, enquanto o terceiro comeu metade da quantidade do mix de oleaginosas e metade da quantia do muffin.

O estudo durou três meses e quando ele terminou os pesquisadores concluíram que o primeiro grupo de participantes apresentou os melhores resultados em relação ao controle dos níveis de glicose no sangue e à diminuição do colesterol ruim, o LDL.

Melhora o Sono

Devido à presença de um composto chamado de melatonina em sua composição, uma substância que induz o sono, as nozes podem induzir a vontade de dormir no consumidor e fazer com que sua noite de sono tenha uma qualidade melhor.

Combate o Stress

Graças a suas fibras, antioxidantes e ômega 3, as nozes possuem propriedades que combatem o estresse. Isso foi comprovado em um experimento científico que incluir nozes e óleo de nozes na dieta relaxa as respostas da pressão arterial em relação ao estresse.


Encontre as Nozes Vila Oliva nos principais supermercados de Minas Gerais ou entre em contato com nossa equipe de vendas pelo telefone:
📞 (31) 3036-8888.

✅ Conheça toda nossa linha de produtos Vila Oliva em www.emporiovilaoliva.com.br

Converse pelo WhatsApp