Palmito Palmeira Real, na cozinha, é ingrediente “coringa”

O palmito é um produto comestível, tenro, macio e com forma cilíndrica. Ele é extraído no interior da extremidade superior do estipe (caule) de algumas espécies de palmeiras. Apesar de poder ser extraído de várias palmeiras, apenas as do gênero Euterpe predominam nesta atividade extrativa, por serem mais saborosas. Atualmente, o palmito extraído da Palmeira-Real vem sendo bem aceito no mercado, pois além de saboroso, tem textura extremamente macia, sabor brando e delicado, cor branca e é nutritivo, possuir várias vitaminas e minerais.

Na cozinha, o palmito funciona como um ingrediente coringa. Na falta de champignon, por exemplo, use palmito para o arroz piamontese, ou para preparar o estrogonofe. Ele vai bem também em saladas, sanduíches, pizzas, molhos, tortas, empadas e como aperitivo. O produto é também bastante nutritivo, rico em proteínas e minerais como cálcio, fósforo e potássio. E tem pouquíssimas calorias – apenas 26 em cerca de 100 gramas. O palmito é rico em nutrientes, tem poucas calorias e combina com diversos pratos. Entre os inúmeros benefícios do palmito da Palmeira-Real temos o alto teor de fibras, o baixo teor de açúcares, o baixo teor de gordura e algumas Vitaminas essenciais ao nosso organismo, como as Vitaminas B1, B2 e C.

da97735e760521771106c5ec07e11677_xl

Destaque na produção do país

Além disso, a cultura de Palmeira-Real para a produção de palmito é fácil de ser conduzida, pois adapta-se bem a diferentes condições de solo, é resistente ao ataque de pragas e doenças e é pouco exigente em tratos culturais. Quando a planta se encontra com três a quatro anos de idade, o palmito é extraído do interior da cabeça da planta, que é a parte verde superior do seu estipe.

Por ser uma palmeira tipicamente de clima tropical, com elevado potencial produtivo, e que fornece palmito de excelente qualidade, a Palmeira-Real vem recentemente se destacando na produção de palmito em nosso país. Ela é uma planta nativa da Austrália e que se adaptou satisfatoriamente às condições ambientais do Brasil.

palmito-1

Inicialmente, a Palmeira-Real era utilizada apenas como uma planta ornamental, com caráter de embelezamento de áreas, residências, praças públicas, jardins, entre outros. Posteriormente, descobriu-se que esta espécie de palmeira oferecia um grande potencial para a produção de palmito e, atualmente, ela ocupa uma posição de destaque entre as espécies que são exploradas com a finalidade comercial.

(FONTE: Por Andréa Oliveira. https://www.cpt.com.br/)

Converse pelo WhatsApp