Palmito! Saiba tudo sobre esse delicioso alimento: Calorias, Benefícios e Curiosidades

Quem não gosta daquele delicioso palmito em conserva? Ele cai bem em uma enorme variedade de pratos, desde pizzas e lasanhas até aquela clássica salada de tomates com alface.

 

DE ONDE VEM O SABOROSO PALMITO?
É normal observar o palmito em conserva no supermercado e se perguntar de onde vem o palmito e se ele é um vegetal, uma fruta ou uma raiz?
Então, na verdade o palmito é o “miolo” da palmeira. Ele fica dentro do tronco de várias espécies de palmeiras, bem na ponta e em cada árvore é extraído aproximadamente 30cm de palmito, somente. Já a palmeira precisa de 7 anos para crescer até o tamanho ideal para o palmito ser extraído, sendo que esse processo é bem trabalhoso e feito manualmente pelos chamados “palmiteiros”.

Pelas suas características, o palmito é um alimento muito explorado. Por isso existem leis para a proteger a extração desses alimentos. O ideal é procurar comprar somente o palmito de empresas certificadas e autorizadas, como a VILA OLIVA, para não sustentar o mercado ilegal e predatório do produto.

NUTRIENTES E VITAMINAS DO PALMITO
O palmito é um alimento que por si só, faz muito bem à saúde. Ele é rico em várias vitaminas e nutrientes importantes, como alguns minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. É um alimento com poucas calorias e rico em potássio, cálcio, ferro e fibras.

QUANTAS CALORIAS TEM O PALMITO?
O palmito tem muito poucas calorias, por isso é uma ótima opção para dietas. O palmito em conserva ou cru contém, aproximadamente 30 calorias a cada 100 gramas.
PALMITO É LOW CARB (dieta à base do consumo de pouco carboidrato)?

Sim gente. O palmito é um alimento que pode ser considerado Low Carb, já que em 100 gramas de palmito encontramos somente 5 gramas de carboidrato. Então sim, o palmito pode ser liberado nas dietas e é quase impossível engordar comendo palmito.

Converse pelo WhatsApp