Pistache – Uma semente cheia de benefícios

Menos popular do que outras oleaginosas, como a castanha e as nozes, o pistache pode fazer toda a diferença na saúde de quem consome.

Entre os benefícios mais conhecidos estão o de proteger a saúde do coração, dos olhos e prevenir uma série de doenças, como o câncer. O pistache é a semente da árvore pistácia, originária da Ásia Central, sendo bastante apreciado e consumido pelos brasileiros.

O nome pistache refere-se não somente ao fruto, mas a árvore também, que costuma ter entre 5 e 7 metros de altura. Mais comumente consumido em forma de grãos, possui uma enorme gama de variedades na alimentação, como em forma de sorvetes, doces e até pesto de pistache. Fonte de vitaminas e minerais, o pistache proporciona diversos benefícios à nossa saúde.

Benefícios do Pistache

1. Protege a saúde do coração
O Pistache contém gorduras boas, o que significa que pode ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim – LDL – e aumentar os níveis do bom – HDL. Possui também a importante propriedade de ajudar na circulação sanguínea, dilatando as artérias e prevenindo coágulos sanguíneos. Estudos já comprovaram a eficiência do pistache no combate ao colesterol.

2. Melhora a digestão
A alta quantidade de fibras que o fruto contém auxilia no bom funcionamento intestinal, eliminando, de modo mais eficiente, as toxinas do organismo e promovendo sensação de saciedade.

3. Protege os olhos
O pistache contém carotenoides, como a luteína e a zeaxantina. Eles ajudam a proteger a visão, impedindo a ação dos raios ultravioletas, fortalecendo a saúde ocular e prevenindo doenças, como a degeneração macular.

4. Previne o câncer
Por conter um bom número de antioxidantes, o pistache colabora também na prevenção dos radicais livres, que degeneram as células, com o passar do tempo, o que facilita o aparecimento de doenças, como o câncer. Contém ainda substâncias que inibem a entrada de radiações nocivas ao organismo.

5. Melhora o aspecto da pele
O pistache é rico em vitamina E, um ótimo antioxidante, que atua protegendo também a pele, deixando inclusive o aspecto dela mais brilhante, evitando o ressecamento e envelhecimento precoce.

6. Ajuda no combate à diabetes
Consumir pistaches, após uma alimentação, pode ajudar na absorção correta da glicose pelo organismo. O fruto é um importante preventivo da diabete, justamente por reduzir o nível glicêmico no sangue.

7. Protege o cérebro
O pistache é uma excelente fonte de vitamina B6, reconhecidamente protetiva da saúde do sistema nervoso. Essa substância ajuda no correto funcionamento dos neurotransmissores cerebrais.

8. Ajuda na manutenção do peso
O pistache é calórico – em 100 gramas do fruto existem cerca de 562 calorias – mas ele é rico em gorduras boas e favorece a sensação de saciedade, além de regular o sistema digestivo. Tais propriedades são interessantes para o controle ou perda de peso, desde que o pistache seja consumido com moderação.

9. Tem poder anti-inflamatório
Os minerais e antioxidantes presentes no pistache auxiliam também a defender o organismo de vírus e bactérias.

10. É bom para o sangue
Por conter boa quantidade de ferro, o fruto atua também no fortalecimento dos glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo doenças, como a anemia.

11. Ajuda a melhorar o sistema imunológico
Além do poder anti-inflamatório relatado, os minerais e antioxidantes também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

12. É bom para o cabelo
Os nutrientes existentes no pistache atuam também na fibra capilar, deixando o cabelo mais saudável e estimulando o crescimento dos fios. A biotina – presente no fruto – atua também na prevenção da queda capilar.

13. Tem poder afrodisíaco
Por estimular a circulação sanguínea e o sistema nervoso, o pistache pode favorecer também uma melhor energia sexual.

14. É uma boa fonte de energia
Como mencionado anteriormente, o pistache contém uma grande quantidade de calorias, cem gramas do fruto contém mais de 500 calorias. Sua alta absorção pelo organismo, que estimula a sensação de saciedade, aliada às proteínas presentes no fruto, ajudam o pistache a ser uma boa fonte energética.

Mas atenção! Ele deve ser consumido com moderação!

Apesar dos vários benefícios proporcionados pelo pistache, o seu consumo deve ser feito com moderação. Este alimento, assim como as nozes e as castanhas, possui muita gordura e é rico em calorias, o que pode acarretar no aumento de peso. Cada 100 gramas de pistache contêm 571 Kcal e o ideal é ingerir, no máximo, 30 gramas para não exceder o consumo de gorduras e calorias.

A recomendação é comer o pistache antes das refeições, pois assim as gorduras demoram mais para serem digeridas pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade. 


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