Tâmara – Uma ótima fonte de energia

tamareira ou datileira é uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as Tâmaras. Pelo fato de ser cultivada há milênios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas seria originária dos oásis da zona desértica do norte da África, embora haja quem admita uma origem no sudoeste da Ásia.

É uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 m de altura, por vezes surgindo em touceira, com vários espiques (caule da palmeira) partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada. As folhas são frondes pinadas, com até 3 m de comprimento, com pecíolo espinhoso e cerca de 150 folíolos. Cada folíolo tem cerca de 30 cm de comprimento e 2 cm de largura.

A tâmara é uma daquelas frutas que basta experimentar uma para querer mais e mais. Com origem incerta na região da Ásia, justamente por ser cultivada há milênios, a tâmara tem sabor marcante e exótico, além de ser capaz de trazer extraordinários benefícios para a saúde.

Propriedades da Tâmara
Além do sabor característico e refinado, a tâmara é uma fruta rica em diversos minerais, como potássio, zinco, magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Conta também com altos níveis de fibras e uma vasta gama de vitaminas essenciais para o corpo, tais como as vitaminas A, K, a riboflavina, a niacina, o folato e a tiamina. Para comparação, uma única tâmara pode ter até 3 vezes mais potássio do que uma banana. Assim, é fácil começar a entender que esta fruta pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Altamente nutritiva, esta fruta ainda possui propriedades energéticas, sendo considerada um alimento básico na cultura árabe, a qual pode ser consumida de formas variadas.

Apresentando cerca de 28 variedades, sua versão fresca apresenta quantidades entre 20 a 36% de açúcar, enquanto a fruta seca eleva o nível de açúcar para 55 a 80%. Na gastronomia, as duas versões são utilizadas, porém a fruta seca conquista mais espaço devido ao seu sabor adocicado mais acentuado

  1. Ajuda no combate da anemia:é rica em ferro e seu consumo, associado a uma alimentação saudável, ajuda no processo de restabelecimento de nutrientes essenciais para o organismo.
  2. Regula o intestino:dentre os benefícios da tâmara, um dos mais marcantes é o fato de que ela regula o intestino, combatendo e eliminando a prisão de ventre.
  3. É uma ótima fonte de energia:como é rica em hidratos de carbono simples e complexos, como frutose e glicose, os quais são metabolizados vagarosamente pelo organismo, proporciona energia suficiente para a realização de atividades físicas.
  4. Promove o fortalecimento dos ossos:por conter quantidades significativas de manganês, selênio, cobre e magnésio, promove uma melhoria na saúde dos ossos, fortalecendo-os.
  5. Auxilia no controle da pressão arterial:devido à presença de magnésio e potássio, a fruta auxilia as funções cardiovasculares. Ingerir essa fruta pode prevenir doenças obtidas através de descontrole de pressão arterial, como acidentes cardiovasculares.
  6. Ação antioxidante e anti-inflamatória:as tâmaras podem prevenir resfriados, já que são ricas em vitaminas essenciais como o ácido ascórbico, intimamente ligado ao sistema imune por seu poder antioxidante.
  7. Auxilia no combate à acne:esta fruta contém altas doses de vitamina A, conhecida como retinol, um ótimo coadjuvante no combate à acne.

As Tâmaras são anti-inflamatórias
O consumo de tâmaras também garantirá efeitos anti-inflamatórios em nosso organismo, pois são frutas extremamente ricas em magnésio, mineral associado ao alívio das inflamações pelo corpo.


 

Encontre nossa Tâmara nos principais Supermercados de Minas Gerais.

Ou se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas:
www.emporiovilaoliva.com.br | (31) 3036-8888

BR 040 – KM688, PAV 1, Loja 15 CEASAMINAS

Converse pelo WhatsApp