Uva Passa – Os benefícios dessa fruta seca para sua saúde

Chega o final de ano e elas entram em ação! Pequenas, docinhas e poderosas, as uvas passas são tradições das ceias de Natal, de almoços e jantares em família durante essa época.

As passas de uva surgiram como forma de conservação das frutas, através de um processo de desidratação, que resulta da exposição prolongada ao sol. Essas frutinhas secas são tão nutritivas que podem ser aproveitadas em diversos momentos da nossa alimentação.

É possível encontrar diferentes variedades de passas de uva, que diferem na cor, tamanho e sabor. As uvas mais usadas cultivam-se em Portugal, Grécia, Itália e Espanha, sendo as variedades mais conhecidas os corintos e as passas de Esmirna, as sultanas (douradas ou escuras) também chamadas de passas brancas e as passas de Málaga. Umas mais doces, outras mais ácidas, as passas de uva contêm sempre uma concentração de açúcar superior às dos bagos frescos.

Mesmo passando pelo processo de desidratação, a uva passa não perde os seus principais componentes nutricionais. Rica em fibras, vitaminas e minerais, uma pequena porção da fruta pode ajudar a regular o intestino, fortalecer o sistema imunológico e, até mesmo, aumentar o apetite sexual.

Confira os benefícios nutricionais das uvas passas para a saúde:

1. Excelente fonte de energia

É um fonte de energia natural e saudável, por isso pode ser uma grande aliada das pessoas ativas, que vão para o trabalho, praticam exercícios, arrumam a casa, etc. As uvas passas possuem uma boa quantidade de açúcares (frutose e glicose) naturais, por isso, são uma ótima fonte de energia, inclusive para os treinos.

O consumo de uvas passas também auxilia na absorção de vitaminas e nutrientes importantes para o nosso organismo.

2. Excelente para a digestão

Elas absorvem a água e isso promove um efeito laxante, que ajuda a combater a constipação. O consumo regular de uva passa pode fazer, portanto, com que o intestino funcione corretamente.

Além disso, são ricas em fibras, que ajudam a limpar o intestino, eliminando assim as toxinas e os resíduos do corpo.

3. Ajuda a melhorar a saúde dos ossos

As uvas passas são excelente fonte de cálcio, logo são ótimas para fortalecer os ossos e os dentes e prevenir a osteoporose. A saúde óssea é essencial para o organismo e principalmente para quem treina, por isso, manter a ingestão de cálcio e outros nutrientes essenciais para a saúde óssea é muito importante.

Além disso, o cálcio participa do processo de contração muscular, essencial para quem treina.

4. Ajuda a reduzir a acidez do corpo

Por ser rica em magnésio e potássio, as uvas passas ajudam a reduzir a acidez e a eliminar toxinas do corpo. Com isso, auxilia na prevenção de doenças como a artrite, gota, doenças cardíacas e pedras nos rins.

Além disso, pode auxiliar no processo de emagrecimento, já que ajuda no equilíbrio ácido básico e na eliminação de toxinas.

5. Ajuda a combater inflamações e infecções

As uvas passas são ricas em diversos fitonutrientes e polifenólicos, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas. Portanto, o consumo regular da fruta pode prevenir o surgimento de algumas inflamações, mais uma vez ajudando quem treina.

Além disso, por apresentar ação antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e surgimento de algumas doenças, como o câncer.

6. Auxilia na hipertrofia

A uva passa contém Boro em sua composição, mineral que auxilia na liberação de testosterona e está presente no suplemento da Iridium Labs, o Zeus Extreme.

Por isso, pode ajudar no processo de ganho de massa muscular e até na redução de gordura corporal. É claro que isoladamente ela não trará muitos efeitos, mas pode potencializar os seus ganhos.


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