Uva passa: um alimento saudável e saboroso

Chamadas de doce da natureza e populares no mundo todo, as uvas passas são uma categoria excepcionalmente gostosa e muito popular de frutas secas. Elas são obtidas por meio da desidratação das frutas frescas e passam por um processo de perda parcial da água da fruta madura, inteira ou em pedaços.

O consumo de frutas secas pode ser uma estratégia eficaz para controlar o apetite e reduzir o consumo de doces.
Saudáveis e versáteis, as uvas passas são ingredientes essenciais no preparo de saladas, tortas, bolos, iogurtes, biscoitos, pães, doces, molhos e podem, também, ser apreciadas simplesmente como petiscos.

Os principais benefícios das uvas passas para a saúde são:

1. Previne a prisão de ventre

As uvas passas são ricas em fibras solúveis e insolúveis que ajudam a aumentar o volume das fezes e a torná-las mais macias, estimulando o funcionamento do intestino e facilitando a sua expulsão. Além disso, a uva passa também proporciona uma maior sensação de saciedade pelo que, se consumida em pouca quantidade, pode contribuir para a perda de peso.

Este fruto seco é também considerado um prebiótico, devido a ser rico em ácido tartárico, um ácido que é fermentado pelas bactérias do intestino e que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal.

2. Melhora a saúde dos ossos

As uvas passas podem ser uma boa adição à dieta para melhorar e manter a saúde dos ossos e dentes, por serem ricas em cálcio, um mineral muito importante para o tecido ósseo. Dessa forma, além de manter os ossos fortes, previnem o surgimento de osteoporose.
Além disso, a uva passa também contém um oligoelemento, conhecido como boro, que facilita a absorção de cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D, que são essenciais para todo o sistema ósseo, assim como para o sistema nervoso. Por ese motivo, o boro presente na uva passa pode ajudar a prevenir a artrite, efeito que é comprovado por estudos que mostram que, pessoas com osteoartrite, apresentam níveis muito baixos deste oligoelemento.

3. Elimina radicais livres

As passas são ricas em antioxidantes como os flavonoides, fenóis e polifenóis, que são compostos que ajudam a reduzir o estresse oxidativo, eliminar os radicais livres e prevenir o dano celular. Assim, a uva passa pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas como problemas cardíacos ou câncer, por exemplo.

4. Previne a anemia

A uva passa é uma boa fonte de ferro, pois melhora o transporte de oxigênio para as células do organismo e favorece a produção de glóbulos vermelhos, prevenindo o surgimento de anemiar causada por deficiência de ferro.

5. Protege a saúde do coração

As fibras presentes na uva passa têm a capacidade de diminuir a absorção de colesterol ruim no intestino, o que permite manter os níveis de colesterol e triglicerideos mais regulados no sangue e evitando o depósito de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, como também é antioxidante e diminui o risco de dano celular, a uva passa é ótima para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Como consumir:

A porção recomendada é de 2 colheres de sopa, adicionadas em iogurtes, saladas, cereais, bolos ou granola, por exemplo.

Que tal acrescentar a uva passa nas receitas do dia a dia para aproveitar todos os seus benefícios?
Confira algumas opções saudáveis:

1. Pão integral com uva passa

A dica é acrescentar o ingrediente quando estiver preparando a massa do pão ou comprar uma versão pronta que já conte com esse diferencial. Além do toque agridoce, você vai adquirir ainda mais nutrientes quando estiver se alimentando.

2. Quinoa à grega

Outra opção saudável, que serve como acompanhamento para o almoço ou jantar, é a quinoa à grega. Para fazer essa receita, além do cereal e da uva passa, você vai precisar de ingredientes como pimentão, abobrinha, sal e pimenta a gosto. Além de delicioso, esse prato se destaca por ser supernutritivo – afinal, a quinoa é rica em proteínas, tem os aminoácidos essenciais para o organismo e ainda conta com ação antioxidante.

3. Saladas

Saladas são sempre boas opções para quem quer seguir uma alimentação saudável, leve e nutritiva A receita não tem segredo: basta escolher os ingredientes de sua preferência e adicionar a fruta seca entre eles para completar. O prato pode ser servido frio ou quente.

4. Sanduíche natural

Sanduíches naturais também podem ficar ainda mais gostosos com a adição da uva passa. Além de um pão integral, escolha ingredientes saudáveis – como requeijão light, queijo branco, peito de peru, tomate e alface, por exemplo – e acrescente a uva seca entre eles.

5. Bolos e biscoitos

Para quem não gosta de receitas agridoces ou quer saber como aproveitar a uva passa em doces, fica a dica de usar o ingrediente na massa de bolos e biscoitos.

 

Fonte:
https://www.tuasaude.com/uva-passa/
https://www.conquistesuavida.com.br/

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