Você sabe porque colocamos azeitonas nos drinks?

Os drinks com azeitona são tradicionais, sendo que o fruto está presente em algumas das bebidas mais icônicas dos bares, como o tradicionalíssimo dry martini. Em países com tradição de barmen e barmaids mais forte, um bar de criação de drinks não pode ser considerado completo sem um dispenser de limão e azeitonas.

Além de deixar um visual charmoso, a azeitona também é perfeita para acentuar o sabor dos drinks. Seu gosto é dominante, e faz com que um drink que contenha uma ou mais azeitonas seja inconfundível. As azeitonas emprestam um sabor marcante para a bebida, dando um contraste ao paladar, pois, de acordo com especialistas, o salgado consegue despertar melhor o sabor que a bebida contém.

Comer antes ou depois do drink?
Os drinks com azeitona costumam já ser servidos com ela — seja mergulhada na própria bebida, seja espetada em palitos.

Uma dúvida comum é quando comer a azeitona. Na prática, não existe uma regra formal a respeito da ordem de consumo de drinks com azeitona. Muitos preferem consumir a azeitona após beber para evitar que interfira no paladar e altere o sabor do drink.

Martini e Variações
Entre as várias variações de Martini, nenhuma é tão clássica quanto o dry martini, servido com uma azeitona – geralmente espetada por um palito. O sabor pungente da azeitona auxilia a equilibrar o sabor herbal e amadeirado do gim utilizado na receita.

Converse pelo WhatsApp