As alcaparras são frutos considerados afrodisíacos. Aqui no Blog Vila Oliva você conhece um pouco da história e um prato feito com esse broto super versátil!
A alcaparra é o botão de uma flor originária da região mediterrânea. Na Turquia, um dos principais países produtores, a alcaparra é amplamente conhecida e consumida. Aqui no Brasil, no entanto, o consumo teve um aumento de fato nos últimos anos. De dez anos para cá, alguns produtores inclusive deram início a plantações em solo brasileiro. A própria Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, é um dos locais em que há plantio da iguaria.
Apesar de já existirem plantações de alcaparras no Brasil, o mais comum é que os brotos sejam importados de países com clima seco, em que a planta se desenvolve há muitos séculos. Há registros de seu consumo já na Grécia antiga, quando suas propriedades eram conhecidas por terem um efeito calmante, e já se tinha a planta como uma aliada de uma vida saudável.
Na culinária, é comum que as alcaparras sejam utilizadas para temperar peixes e carnes leves. O produto é valorizado se seus grãos estão pouco maduros. Isso porque o sabor da alcaparra é intensificado quando os brotos estão pequenos, ainda pouco desenvolvidos. Quanto mais desenvolvidos, mais próximos de se tornarem flor. Por isso, dê preferência aos grãos menores quando estiver escolhendo o produto.
Aqui na Vila Oliva você encontra alcaparras e muitos outros produtos para deixar seus pratos muito mais saborosos! Confira abaixo uma receita que separamos para que você possa arrasar no jantar!
Molho de alcaparras para saladas e peixes
Se você gosta de sabores intensos, esse molho é um convite ao mediterrâneo! Você vai precisar de:
• 2 colheres (sopa) de alcaparras
• Caldo de 1 limão
• ¼ de xícara (chá) de azeite
• Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Com os ingredientes em mãos, coloque tudo em um processador e bata até formar um molho liso. Você pode temperar com pimenta a gosto e não é preciso adicionar sal – as alcaparras já são naturalmente salgadas! Você pode guardar na geladeira por até uma semana.