Fruta cristalizada, fruta confeitada ou fruta glaceada é um doce em que parte da água de frutos carnudos é substituída por açúcar. Posteriormente, o fruto é coberto por xarope de açúcar quente, dando-lhe uma aparência cristalina. Além da sua utilização em bolos e doces, as frutas cristalizadas, são também uma guloseima tradicional em muitas partes do mundo.
Uma característica importante na fruta cristalizada é que o tempo de validade dela é bem extenso, pois o açúcar age como um conservante natural.
Utilização
As frutas cristalizadas podem ser adicionadas em preparações salgadas, como arroz à grega ou em pratos doces, como sobremesas em geral e são excelentes na hora do lanche.
Benefícios
- O consumo regular de 100 g de frutas cristalizadas aumenta em 15% os triglicerídeos no sangue e causa 30% menos de oxidação nas artérias, algo fundamental para prevenir doenças do tipo cardiovascular.
- A fruta cristalizada não perde suas propriedades naturais de nutrição.
- uma vantagem do consumo das frutas cristalizadas é a sua riqueza em nutrientes. Elas fornecem os mesmos benefícios das frutas comuns, apenas acrescidas do doce e propriedades trazidas pelo açúcar.
- Estão sempre prontas para o consumo, sem necessidade de higienização, nem processamento (descascar, picar…).
Proteção das artérias
As frutas cristalizadas atuam no processo de proteção das artérias, devido à presença de substâncias que favorecem esse aspecto. A proteção das artérias é essencial para que as atividades do órgão vital do nosso corpo sejam mantidas, sendo ele o coração, responsável por lidar com todas as funções que envolvem o sistema cardiovascular e que percorrem todo o corpo. As frutas cristalizadas atuam no sistema cardiovascular promovendo a sua proteção e bom funcionamento.