As nozes são um excelente alimento para incluir na sua alimentação diária

21 set, 2021

Entre as frutas oleaginosas, as nozes são as mais recomendadas para uma dieta saudável por conter o mais alto nível e a melhor qualidade de antioxidantes, substâncias que estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos, o que minimiza os riscos de entupimento das artérias.

Obtidas a partir de um fruto da árvore nogueira, encontrada na Europa e na Ásia, as nozes possuem importantes nutrientes em sua composição como ômega 3 e 6, ácidos graxos importantes para melhorar as funções cognitivas, prevenir a depressão, diminuir o estresse e a ansiedade, além de fortalecer o sistema imunológico e atuar no controle hormonal.

As nozes possuem, também, propriedades antioxidantes, sendo importantes na prevenção e no tratamento de alguns tipos de câncer, como o de mama e próstata e na melhora da saúde cardiovascular. Por serem ricas em fibras alimentares, elas favorecem o trânsito intestinal, previnem a constipação e garantem saciedade, contribuindo com o emagrecimento saudável e equilibrado.

BENEFÍCIOS

Prevenção do câncer de mama
Com base em estudos feitos, evidenciou-se que a inclusão das nozes nas refeições diárias se mostrou benéfica após o diagnóstico da doença, visto que elas reduziram a velocidade em que as células malignas cresciam.

Manutenção da saúde cardiovascular

As nozes contribuem consideravelmente com a diminuição dos níveis do mal colesterol, o LDL, e, com a melhoria da qualidade do sangue, diminui a possibilidade de coagulação e inflamação em excesso.

Auxilia na prevenção do câncer de próstata
Estudos mostram que o consumo de 85g de nozes diariamente traz reduções significativas do risco de desenvolvimento do câncer de próstata.

Saúde dos ossos

Ingerir grandes quantidades de nozes faz com que abaixem as taxas sanguíneas de elementos do colágeno, necessários para indicar o volume do osso.

Balanceamento do nível de açúcar no sangue
As proteínas nas nozes são fundamentais para que as taxas de glicose no sangue permaneçam estáveis.

Ganho de massa muscular

100 gramas de nozes trazem 20 gramas de proteínas em sua constituição, nutrientes importantes para a formação e reconstrução dos músculos. É necessário integrar a alimentação com treinamentos de musculação para que haja o ganho de massa muscular.

Melhora o sono
As nozes podem influenciar no desejo de dormir e fazer com que a noite de sono tenha um desempenho melhor.

Combate ao estresse
Tendo em vista a presença de fibras, antioxidantes e ômega 3, as nozes dispõem de atributos que combatem o estresse.

Longevidade
Estudos comprovam que quem tem o costume de consumir nozes tem 40% menos chances de padecer de câncer e 55% menos propensão de falecer devido à doença cardiovascular.

UTILIZAÇÃO

As nozes são alimentos saborosos e ideais para comer a qualquer momento do dia. Normalmente, esse alimento é utilizado na preparação de bolos, pães, molhos e até risotos. Utilizadas, também, como opções de lanche, as nozes são tipicamente incluídas entre as refeições.

Para quem pratica atividade física, as nozes são uma ótima adição ao cardápio porque aumentam a oferta de oxigênio e outros nutrientes para as fibras musculares durante e após os exercícios, melhorando o desempenho e acelerando a recuperação.

Como contém gorduras poli-insaturadas, zinco, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, as nozes trazem saciedade e podem até mesmo diminuir a vontade de comer doces. Quantidade recomendada: cinco nozes ao dia, equivalente a 150 calorias.

Você encontra nozes, castanhas e outras frutas oleaginosas Vila Oliva nos principais Supermercados de Minas Gerais.

Ou, se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas:
www.emporiovilaoliva.com.br | (31) 3036-8888

Venha visitar nossa loja na CeasaMinas:

BR 040 – KM 688, PAV 1, Loja 15

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.