Azeite de Oliva: um ingrediente indispensável para quem busca mais qualidade de vida

21 set, 2021

O azeite de oliva é uma opção de ingrediente saudável para incrementar os mais diferentes pratos. Esse tipo de óleo vegetal, extraído a partir da azeitona, é responsável por temperar pratos quentes e saladas e também por ajudar no preparo das mais variadas receitas.

Mas, os benefícios do azeite de oliva vão além do aroma e sabor especial e o seu consumo pode ajudar a garantir mais saúde, tornando a alimentação mais saudável.

O alto nível de antioxidantes, e o fato de ser uma gordura “saudável”, fazem do azeite de oliva extra virgem um alimento completo no quesito prevenção de inúmeros males.

Estudos recentemente publicados revelam que pessoas que vivem em partes do mundo onde o azeite é utilizado regularmente em sua dieta, tendem a ser mais saudáveis em comparação com aquelas que vivem em áreas onde o azeite é usado apenas ocasionalmente.

Tipos de azeite de oliva
O alimento só pode ser considerado azeite de oliva se for obtido exclusivamente a partir da azeitona, sem misturas de outros óleos. O azeite virgem é obtido por meio de processos mecânicos ou físicos feitos em condições que não alteram o azeite e que não tenha sofrido tratamentos além da lavagem, decantação, centrifugação e filtração. Há três versões de azeite de oliva virgem próprias para o consumo.

Confira!

Azeite extra virgem: Para ser considerado um azeite extra virgem, um dos critérios é que ele apresente acidez livre inferior a 0,8%. Esse óleo saboroso é a melhor opção ao organismo, pois possui mais fotoquímicos com propriedades antioxidantes.

Azeite virgem: Possui sabor e aroma marcantes e sua acidez pode variar entre 0,8% e 1,5%. É um produto considerado adequado para temperar alguns pratos quentes ou até mesmo para refogar alimentos.

Azeite virgem corrente: Tem gosto agradável e sua acidez pode variar de 2,1% a 3,3%.

Conheça alguns benefícios desse óleo

  1. Ajuda a controlar os níveis de colesterol

Feito a partir da prensagem de azeitonas, o azeite de oliva é um tipo de condimento saboroso e altamente nutritivo. Por ser fonte de ácidos graxos (como o ômega 9), por exemplo, ele ajuda a reduzir o colesterol “ruim” (LDL) e a aumentar o “bom” (HDL). Além disso, o azeite auxilia na absorção de vitaminas (A, D e E) que são fundamentais para o metabolismo e, consequentemente, para o controle do colesterol.

  1. Ajuda na saúde do coração e do cérebro

O azeite de oliva é muito conhecido por ter propriedades benéficas para o coração e para o cérebro – afinal, é fonte de ácidos graxos (gorduras “do bem”), antioxidantes (que previnem a degeneração dos neurônios), minerais e vitaminas importantes para o sistema circulatório. Por isso, esse tipo de azeite é muito indicado para proteger o coração e o cérebro contra possíveis doenças.

  1. É fonte de antioxidantes importantes para a imunidade

Caso o objetivo seja manter o sistema de defesa do corpo fortalecido, consumir azeite de oliva no dia a dia faz todo o sentido. Esse condimento tem alto teor de vitamina E e polifenóis (tipos de antioxidantes) que fortalecem a imunidade e evitam o envelhecimento das células. Essas substâncias também fazem bem para a saúde da pele, dos cabelos, unhas e ajudam no processo de desintoxicação do organismo.

  1. Atua como anti-inflamatório natural

Você sabia que o azeite de oliva também possui propriedades anti-inflamatórias? Isso porque ele é fonte de ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a impedir a formação de inflamações. Quando consumido no dia a dia, o azeite ajuda no processo de perda de peso, na eliminação de toxinas e no fortalecimento do sistema imunológico.

  1. Azeite garante saciedade e auxilia na digestão

Outro ponto interessante do azeite de oliva é que ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade, sendo indicado para quem precisa diminuir a quantidade de comida consumida. Ele também ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, contribui para a digestão e evita o acúmulo de gordura na região abdominal.

  1. Ajuda a manter a saúde dos ossos

O azeite de oliva também é ótimo para manter a saúde da estrutura óssea. Isso porque ele é fonte de cálcio e de vitamina K, que atuam na formação dos ossos e dentes do corpo. Além disso, o azeite de oliva é fonte de oleuropeína – composto que apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e que previne a osteoporose (doença caracterizada pelo enfraquecimento do tecido ósseo).

Como consumir

O azeite pode ser usado in natura finalizando as preparações, como também em saladas, pratos como peixe, massas e carnes, entre outros.
Por ser extremamente versátil, o azeite de oliva também pode ser usado na preparação de receitas de molhos e até em pratos cozidos ou frituras.

Você encontra o Azeite Vila Oliva nos principais Supermercados de Minas Gerais.

Se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas:
www.emporiovilaoliva.com.br | (31) 3036-8888
BR 040 – KM 688, PAV 1, Loja 15 CEASAMINAS

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.