Bacalhau e azeite: uma combinação perfeita para receitas deliciosas!

21 set, 2021

Na Páscoa, ao lado do bacalhau, o azeite de oliva é um verdadeiro clássico da culinária. A cultura do consumo de bacalhau, assim como a do azeite, é milenar. Desde o século XV, na época das grandes navegações, gerou-se a necessidade de alimentos que suportassem as longas travessias e foram os portugueses, quase por uma questão de sobrevivência, os responsáveis pela divulgação do uso bacalhau na culinária.

O hábito português de se comer bacalhau com azeite vem da Idade Média. E há de se concordar: bacalhau e azeite são uma combinação perfeita. O bacalhau, considerado uma comida “fria”, tinha o consumo incentivado pelos comerciantes portugueses nos dias de jejum realizados pelos cristãos. O rigoroso calendário de jejum foi aos poucos sendo desfeito, mas a tradição se manteve.

Nos países de língua portuguesa, inclusive no Brasil, onde os portugueses desembarcaram o hábito de comer bacalhau (e também o azeite!), principalmente na época de Semana Santa e no dia da Páscoa, receitas com bacalhau e azeite são típicas.

Ingrediente indispensável

O azeite é um dos melhores ingredientes que se pode ter em uma cozinha. Indispensável na hora de temperar os alimentos, ele é saboroso, saudável e substitui outras gorduras, deixando os pratos deliciosos!

Conhecido há mais de cinco mil anos o azeite era considerado pelo Pai da Medicina um poderoso remédio. Hipócrates usava o óleo para tratar ferimentos e aliviar dores, o que sinalizava uma propriedade anti-inflamatória. Atualmente, seu consumo está associado a baixos níveis de colesterol ruim (LDL), aquele que prejudica o coração, além de ser rico em antioxidantes, como os polifenóis, capazes de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. O azeite tem o efeito de proteger contra uma série de doenças degenerativas, entre as quais a cardíaca.

O azeite é um alimento versátil. Aproveite a Páscoa e harmonize-o com bacalhau!

Experimente os deliciosos pratos feitos com esta tradicional iguaria, juntamente com o delicioso Azeite Vila Oliva.

Encontre nosso Bacalhau, azeites e azeitonas Vila Oliva, nos principais Supermercados de Minas Gerais.

Ou se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas:

www.emporiovilaoliva.com.br | (31) 3036-8888

BR 040 – KM688, PAV 1, Loja 15 CEASAMINAS

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.