Confira 7 benefícios da Castanha de Caju

21 set, 2021

Não abra mão dos benefícios que uma porção de castanha de caju pode trazer para a sua saúde e bem estar!

  1. Boa quantidade de proteínas e excelente perfil de aminoácidos

A castanha de caju apresenta um excelente perfil de aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não é capaz de produzir e que, por isso, precisamos consumir através da alimentação. Esses aminoácidos são fundamentais para o correto funcionamento das células do nosso corpo. Além disso, a castanha de caju contém um teor considerável de glutamina, aminoácido importante para indivíduos em estado catabólico devido a quadro de desnutrição ou pós operatório, por favorecer a gliconeogênese hepática, ou seja, a geração de glicose por outros substratos que não os carboidratos, o que promove maior preservação do tecido muscular.

  1. Perfil de ácidos graxos favorável à prevenção de doenças cardiovasculares

O conteúdo de óleos da castanha de caju é composto principalmente pelos ácidos oleico e linoleico. Essa composição de ácidos graxos é importante para a saúde porque contribui para a diminuição da fração de Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL) e de Muito baixa densidade (VLDL) responsáveis pelo aumento de colesterol sérico. Estudos comprovaram a melhora do perfil lipídico sérico de indivíduos que passaram a consumir a castanha, além de efeito positivo sobre a hiperglicemia (alta quantidade de açúcar no sangue) moderada demonstrando que a mesma pode auxiliar na prevenção de doenças como a hipercolesterolemia e o diabetes mellitus.

  1. Conteúdo mineral importante para o combate às carências nutricionais

A castanha de caju contém em sua composição diversos minerais como o fósforo, o zinco, o selênio e o ferro, responsáveis por diversas funções no corpo, como: crescimento e manutenção da saúde de tecidos corporais, correto funcionamento do sistema de defesa do organismo e transporte de substâncias fundamentais à saúde. Apresenta também alto teor de potássio e baixa concentração de sódio (quando consumida sem a adição de sal), favorecendo o controle hidroeletolítico e, consequentemente, gerando um equilíbrio da pressão arterial.

  1. Composição em esteróis que protegem o coração

A castanha de caju contém quantidade considerável de fitoesterol, especialmente o beta-sitoesterol que, por possuir estrutura semelhante ao colesterol, pode auxiliar na diminuição da sua absorção intestinal e, assim, reduzir a fração LDL e de colesterol total plasmático. Pesquisas científicas mostram que o consumo de 2 gramas de fitoesteróis por dia pode reduzir 10% do LDL e, quando associado à uma dieta baixa em gorduras saturadas, essa redução pode chegar a 20%.

  1. Prevenção do câncer de cólon, mama e próstata

Os fitoesteróis presentes na castanha de caju também podem prevenir o câncer de cólon, mama e próstata. O mecanismo de ação dos fitoesteróis na prevenção do câncer está baseado em sua ação benéfica sobre a estrutura, fluidez e funções enzimáticas das membranas celulares, além de estímulo à apoptese e à função imune celular e inibição da metástase.

  1. Diminuição do estresse oxidativo e prevenção do envelhecimento precoce

A presença de compostos biotivos antioxidantes na castanha de caju auxiliam na redução do estresse oxidativo, o que previne a deterioração das células, favorecendo a proteção do organismo contra o envelhecimento precoce e promovendo consequentemente uma pele mais jovem, quando o consumo for acompanhado de uma alimentação equilibrada e saudável, além de uma adequada hidratação.

  1. Presença de magnésio na regulação das funções corporais

A castanha de caju conta com o mineral magnésio que participa de mais de 300 atividades corporais, incluindo funções neuromusculares, do sistema imunológico, de produção de energia e de síntese proteica. A literatura científica mostra que algumas doenças neuropsiquiátricas como depressão, estresse e ansiedade também podem ser desencadeadas pela deficiência de magnésio.

fonte: https://www.superclubefit.com.br/blog/7-beneficios-da-castanha-de-caju-para-a-dieta-e-saude/

Encontre as Castanhas de Caju Vila Oliva nos principais Supermercados de Minas Gerais. Ou se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas pelo telefone: (31) 3036-8888
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conheça o nosso site: www.emporiovilaoliva.com.br

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.