Conheça os benefícios da avelã

21 set, 2021

Pelo seu sabor delicioso, que lembra muito o de nozes, e pela versatilidade em receitas doces e salgadas, a avelã é uma boa opção para ser adicionada ao seu cardápio. Além disso, ela também tem a vantagem de proporcionar vários benefícios para a saúde. Seu alto teor de gorduras insaturadas, por exemplo, ajuda a aumentar a energia e a diminuir o nível de colesterol ruim, enquanto a presença de vitaminas do complexo B faz bem para o sistema nervoso.

Outros benefícios da avelã incluem:

– Tem elevado valor nutricional
Assim como a maioria das oleaginosas, a avelã é rica em carboidratos, gorduras e proteínas. Em cerca de 30 gramas dessa castanha é possível obter 170 kcal, 12 gramas de carboidratos, 12 gramas de gordura e 4 gramas de proteínas

– É rica em antioxidantes
É uma fonte importante de antioxidantes, que protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, câncer e doenças cardiovasculares

– Tem propriedades anti-inflamatórias
Por causa da presença de gorduras saudáveis, o consumo de avelã pode colaborar para a redução de indicadores inflamatórios no corpo.

– Favorece o bom funcionamento do coração
De forma geral, comer castanhas faz bem para a saúde do coração. E consumir avelã é melhor ainda, já que ela tem uma concentração elevada de antioxidantes e gorduras insaturadas que são essenciais para o bom funcionamento do sistema cardíaco.

– Ajuda a equilibrar o metabolismo
De modo geral, nozes, amêndoas e demais castanhas têm propriedades que ajudam a equilibrar o metabolismo e o nível de açúcar no sangue

Como consumir:
1. In natura
Uma das maneiras mais práticas de consumir avelã é simplesmente comê-la “in natura”. Para fazer isso, é só remover a sua casca, separar a quantidade que achar ideal para sua fome (sem exageros, é claro) e pronto! A opção cai bem tanto como um complemento do café da manhã quanto no lanche da tarde.

2. Torrada
Se não quiser comer a avelã de maneira totalmente natural, você também pode dar uma incrementada no sabor torrando o fruto. O modo de preparo é bem simples: basta deixar uma porção na assadeira por alguns minutos, colocar em uma peneira para retirar o excesso de pele e, por fim, remover o que sobrou com as próprias mãos.

3. Como ingrediente extra na salada
Como a avelã também pode ser usada em pratos salgados, que tal adicioná-la na salada para um toque crocante na receita? É só preparar os vegetais normalmente e salpicar um pouco do fruto no final para garantir um sabor a mais.

4. No leite
Também dá para consumir a avelã na bebida apostando em um leite que conte com ela como um dos principais ingredientes. Inclusive, essa é uma ótima opção para vegetarianos, já que não é de origem animal. É possível prepará-lo em casa, mas já existem versões prontas no mercado para facilitar sua rotina na cozinha.

Fonte:
conquistesuavida.com.br
Pense natural.com.br

Você encontra as deliciosas amêndoas Vila Oliva nos principais supermercados de Minas Gerais.

Se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas:

www.emporiovilaoliva.com.br | (31) 3036-8888

BR 040 – KM688, PAV 1, Loja 15 CEASAMINAS

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.