Azeite de Oliva: como armazenar e conservar sem perder as propriedades

23 jan, 2023

O azeite de oliva pode ser considerado um grande coringa na cozinha, seja para refogar ou temperar. Ele é também um aliado da saúde por ser rico em vitaminas e antioxidantes. Porém, na correria do dia a dia, é comum não se voltar a atenção para a maneira correta de armazenar esse ingrediente de forma a não perder o sabor, qualidade e benefícios.

Expor a embalagem ao calor ou à luz pode influenciar no sabor e qualidade do azeite, por isso, é importante ter cuidados com o armazenamento, prazo de consumo e higiene. Com isso em mente, a Vila Oliva traz neste post algumas dicas para você conservar o azeite corretamente!

DICAS PARA ARMAZERNAR E CONSERVAR O AZEITE DE OLIVA

LOCAIS FRESCOS E ESCUROS

Armazene o azeite de oliva em um lugar fresco e escuro, como em uma despensa ou em uma prateleira de cozinha. O azeite de oliva pode ser sensível à luz e ao calor, o que pode afetar o sabor e a qualidade, já que esses fatores aceleram o processo de oxidação do azeite. Além disso, é melhor evitar armazenar o azeite de oliva na porta da geladeira, pois as temperaturas podem variar muito nesta área.

MANTENHA A GARRAFA FECHADA

Outra dica importante é escolher um recipiente com tampa hermética para armazenar o azeite de oliva. O contato com o ar é muito prejudicial para o azeite, já que isso também ajuda a acelerar o processo de oxidação, fazendo com que o azeite fique rançoso. Recipientes de vidro escuro também são uma boa opção, pois ajudam a proteger o azeite da luz.

Ao usar o azeite de oliva, é importante lembrar de tampar o recipiente novamente imediatamente após usar. Isso ajudará a evitar que o azeite entre em contato com o ar e entre em processo de rancificação.

ABRIU, USOU!

Armazenar o azeite de oliva em boas condições garante maior durabilidade, mas depois de aberto, o ideal é consumi-lo em até três meses. Outro ponto a se considerar é rotacionar o estoque de azeite de oliva regularmente. Isso significa usar o azeite mais velho primeiro, e adquirir novos recipientes de azeite de oliva com regularidade. Dessa forma, você sempre terá azeite fresco e saboroso disponível para uso.

EM PÉ OU DEITADO?

Azeite não é vinho! A melhor forma de armazená-lo é na vertical: assim, se diminui a área de contato do líquido com o ar dentro da garrafa e retarda a oxidação do óleo.

NO ÁRMARIO, NA BANCADA, NA MESA, MAS NUNCA PERTO DO FOGÃO

O azeite tem componentes termossensíveis, então armazená-lo em locais com grande variação de temperatura não é uma alternativa. Essa variação altera a constituição e o sabor do azeite, além de auxiliar na deterioração dos antioxidantes presentes no produto.

Em resumo, armazenar e conservar o azeite de oliva corretamente é fundamental para garantir que você obtenha o máximo proveito e sabor deste ingrediente versátil. Armazenando o azeite em um lugar fresco e escuro, em temperatura ambiente, escolhendo um recipiente com tampa hermética e rotacionando o estoque de azeite regularmente, você pode garantir sempre um azeite fresco e saboroso à mão para usar em suas receitas favoritas.

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.