Descubra as vantagens de incluir a castanha do Pará em sua alimentação

21 set, 2021

A castanha do Pará faz parte do grupo de oleaginosas, sendo composta basicamente por gorduras boas (60-70%), além de conter uma boa quantidade de proteínas (15-20%), vitaminas e minerais, destacando-se o selênio.

Uma única castanha fornece quase 100 mcg de selênio, que corresponde a 150% da dose diária recomendada. As castanhas possuem compostos fenólicos e flavonoides e são ricas em vitamina E, fitosteróis e esqualeno. Seus efeitos benéficos são devido à sua ação antioxidante e antiproliferativa, o que reduz o risco de aterosclerose e câncer.

Muito nutritiva, a castanha do Pará proporciona diversos benefícios para a saúde humana, atuando na prevenção e no tratamento de algumas doenças. Confira alguns desses benefícios:

1 – Favorece a perda de peso: as gorduras insaturadas presentes na oleaginosa são as responsáveis pela diminuição das medidas. Elas lentificam o esvaziamento gástrico dando uma maior sensação de saciedade”.

2 – Previne o câncer: Devido à presença do selênio, mineral fonte de agentes antioxidantes, o consumo de castanha do Pará pode evitar o desenvolvimento das células cancerígenas, fortalecendo as reações do nosso sistema imunológico.

3 – Melhora a saúde óssea e muscular: Fonte de fósforo e magnésio, as castanhas se tornam responsáveis por melhorar a fixação de cálcio nos ossos, garantindo assim o bem-estar e prevenindo a osteoporose.

4 – Protege o sistema nervoso central: O mineral selênio também é responsável por melhorar a saúde cerebral, prevenir a disfunção cognitiva, garantindo a saúde dos neurônios e impedindo o desenvolvimento do Mal de Alzheimer e outras complicações.

5 – Proporciona um coração saudável: O consumo das castanhas do Pará diariamente está relacionado à redução da pressão arterial e dos triglicerídeos, além de controlar o colesterol “ruim”, o LDL, melhorando assim a saúde cardiovascular.

6 – Combate o hipotireoidismo: O selênio é o nutriente que protege a glândula da tireoide. O hipotireoidismo é a produção baixa de hormônios da tireoide, acarretando assim a depressão, cansaço, fadiga, prisão de ventre, ganho de peso e outras complicações que geram mal-estar.

Outros Benefícios da Castanha-do-Pará:

• Evita cãibras, dores e espasmos musculares – pela presença do Magnésio.
• Adia o aparecimento de Rugas – pelas ações antioxidantes do Selênio e Vitamina E.

• Combate a fadiga e cansaço extremo – pela ação das vitaminas do complexo B.

• Eleva a absorção das vitaminas A, D e K no organismo – essas vitaminas são nutrientes solúveis em gordura e a Castanha-do-Pará contém boa quantidade de ácidos graxos poli e monoinsaturados.

Como consumir?
Além de extremamente saborosas, as castanhas são fáceis de carregar e, por não exigir nenhum preparo, podem ser consumidas em qualquer local e horário.

Muitas pessoas utilizam a castanha do Pará como opção de lanches práticos e rápidos Além disso, ela também pode ser incluída em granolas, iogurtes e diversas receitas doces e salgadas, tais como saladas, bolos, tortas, etc.

Vale a pena incluir a castanha-do-pará na sua alimentação.

Encontre a Castanha do Pará Vila Oliva nos principais supermercados de Minas Gerais
ou entre em contato com nossa equipe de vendas pelo telefone: 📞 (31) 3036-8888.
✅ Conheça toda nossa linha de produtos Vila Oliva em www.emporiovilaoliva.com.br

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.