Entenda o que é Food Service e como o setor tem crescido no Brasil

21 set, 2021

Entenda o que é Food Service e como o setor tem crescido no Brasil, sendo uma grande oportunidade de aumento de rentabilidade para as Redes de Restaurantes.
Food Service é tudo o que envolve a indústria de alimentos e bebidas. Vai desde a produção e distribuição de produtos e equipamentos a serviços prestados e estabelecimentos que preparam e fornecem refeições efetuadas fora do lar.

Também conhecido como a indústria de Food and Beverage – mesmo englobando, além de comida (food), bebidas (beverages) – é um setor que movimentou no Brasil, na última década, algo em torno de R$ 170 bilhões ao ano, segundo Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Quinto mercado de Food Service
No Brasil, quinto maior mercado em valor no mundo atrás dos Estados Unidos, China, Grã-Bretanha e Japão, o Food Service representa 1/3 do valor total da indústria de alimentos e do varejo.

De acordo com o IFB, o setor emprega formalmente 220 mil colaboradores. É difícil, no entanto, estimar qual o número de pessoas neste segmento que estão na informalidade.

Alimentação fora do lar
Hoje, um terço dos brasileiros (80 milhões) se alimentam mensalmente fora do lar. São os consumidores finais do Food Service.

Dados do setor mostram que 70% dessas refeições fora do lar acontecem na hora do almoço, principalmente por conta dos trabalhadores cujas empresas oferecem vale-refeição.

Esse mercado é composto de quase 1 milhão de estabelecimentos, dos quais 20% são franqueados ou pertencentes a um grupo.

Mesmo com a crise econômica, em março deste ano, a receita nominal do mercado de alimentação fora do lar subiu 3,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. As grandes franquias, no entanto, tiveram crescimento ainda maior no mesmo período: 10,3%.

O Food and Beverage Brasil tem contribuído para o crescimento das redes de restaurantes no Brasil ao disponibilizar gratuitamente o Curso Online de Food Service. Você já conhece?

Alimentação saudável
Ao longo dos anos, o setor de alimentos e bebidas, por meio das indústrias, tem trabalhado junto ao governo brasileiro para desenvolver iniciativas focadas na saúde e no bem-estar da população.

Neste sentido, a indústria alimentícia investe no desenvolvimento e aprimoramento de alternativas de alimentação saudável, nutritiva, segura, acessível e prática para os brasileiros.

Entre as medidas em destaque nos últimos anos, por exemplo, estão a retirada gradual de sódio, de açúcar e de gordura trans dos alimentos processados.

Encontre nossos produtos de Food Service Vila Oliva nos principais supermercados de Minas Gerais ou entre em contato com nossa equipe de vendas pelo telefone:
📞 (31) 3036-8888.

✅ Conheça toda nossa linha de produtos Vila Oliva em www.emporiovilaoliva.com.br

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.