Frutas cristalizadas em cubo: mais sabor em suas receitas

21 set, 2021

Fruta cristalizada, fruta confeitada ou fruta glaceada é um doce em que parte da água de frutos carnudos é substituída por açúcar. Posteriormente, o fruto é coberto por xarope de açúcar, dando-lhe uma aparência cristalina. São produzidas a partir de cubinhos de mamão verde, mamão vermelho, laranja, tangerina e limão.

Como usar

Esses deliciosos e tradicionais cubinhos estão prontos para qualquer aplicação:

. São muito saborosos e podem ser uma ótima opção para lances.
. Podem ser utilizados para preparar pães, cucas, brioches e, também, pratos salgados como o arroz à grega e saladas.

História

A origem das frutas cristalizadas é tão antiga e curiosa quanto a história da conserva, que remonta ao paleolítico.
Encontrar novas maneiras de preservar alimentos para evitar que fossem estragados foi um enorme passo à frente da humanidade, pois permitiu que os homens pré-históricos sobrevivessem em períodos de escassez e também dedicassem tempo a outras atividades além da mera busca de alimentos frescos.

O processo básico na origem de frutas cristalizadas remonta ao século 14, quando o açúcar começa a ser conhecido fora da Índia.

O processo baseia-se em manter as frutas inteiras, suas cascas ou até mesmo pequenos pedaços em um xarope denso quente que absorve a umidade da fruta e é capaz de preservá-la.

É uma elaboração um pouco mais sofisticada que a do mel dos romanos, mas cumpre o mesmo princípio, a osmose. Outras referências históricas que encontramos na origem de frutas cristalizadas apontam para 1561 como a data em que a marmelada (logo uma preparação culinária para a realeza) nasceu.

Benefícios

• Estudos recentes comprovaram que o consumo moderado de 10 gramas por dia de frutas cristalizadas previne doenças cardiovasculares pois reduzem em 30% a oxidação nas artérias (Fonte: Indústria Rural).

• A fruta cristalizada não perde suas propriedades naturais de nutrição.

• uma vantagem do consumo das frutas cristalizadas é a sua riqueza em nutrientes. Elas fornecem os mesmos benefícios das frutas comuns, apenas acrescidas do doce e propriedades trazidas pelo açúcar.

• Estão sempre prontas para o consumo, sem necessidade de higienização, nem processamento (descascar, picar…).

Fonte:
Conaq.com.br
Sossegodaflora.blogspot.com

Você encontra as frutas cristalizadas Vila Oliva nos principais supermercados de Minas Gerais.

Se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas:

📞 (31) 3036-8888.

✅ Conheça toda nossa linha de produtos Vila Oliva em: www.emporiovilaoliva.com.br

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.