De onde surgiram?
Conhecidas como deliciosas guloseimas e acompanhamentos para diversas receitas, as frutas cristalizadas constam em registros gregos e romanos da época de 500 a.C. Habitantes das regiões da Mesopotâmia, China e Egito também utilizavam o método, mas é difícil dizer qual dos povos foi o primeiro a de fato fazer frutas cristalizadas. Mas todas as escritas mencionavam a cristalização como um método eficiente de conservar as frutas por longos períodos.
Processo de produção das frutas cristalizadas
As frutas são descascadas e cortadas em rodelas, cubos ou tiras, e todas as sementes e caroços são removidos. As frutas cítricas passam ainda por um lixamento para que fiquem uniformes. Após estas etapas, os frutos vão para um processo de pré cozimento e curtimento, para que as polpas fiquem amolecidas e percam seu amargor.
O processo final é a cristalização ou glaceamento de fato, em que as frutas são mergulhadas em um xarope de glicose ou calda de açúcar, líquidos que irão substituir toda a parte de água das frutas. Após uma drenagem do excesso, estão prontas as deliciosas frutas cristalizadas! É só adicionar à sua receita preferida!