Frutas em calda: uma opção prática, rápida e deliciosa para a sua sobremesa

21 set, 2021

Os doces e geleias de frutas estão presentes em todos os estados e fazem parte do dia a dia dos brasileiros. A tradição nasceu com o colonizador português que, junto com as primeiras mudas de cana-de-açúcar, também trouxe o hábito de comer doce.

Nas cozinhas das casas-grandes das fazendas produtoras de açúcar, as senhoras iam ensinando as escravas a misturar corretamente os ingredientes. Com a fartura do açúcar e a variedade de frutas existentes, as culturas foram se misturando e novos doces foram surgindo dos tachos.

A estrutura culinária foi mantida, mas os ingredientes, trocados, pois as frutas existentes em Portugal eram substituídas pelas disponíveis na colônia. No cenário internacional, os produtores conquistaram consumidores de mais de 16 países. Os principais compradores são os Estados Unidos, Suíça, China e Países Baixos. Levantamento realizado pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) mostra que o mercado apresenta crescimento considerável, tanto no volume de vendas quanto de compradores.

Compotas

A compota ou fruta em calda é o produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes ou caroços, com ou sem casca, e submetida a cozimento incipiente, envasadas em lata ou vidro, praticamente cruas, cobertas com calda de açúcar. Depois de fechado em recipiente, o produto é submetido a um tratamento térmico adequado.

O produto é chamado de “compota” pelo nome da(s) fruta(s) ou o nome da(s) fruta(s) seguido da expressão “em calda”. Ex.: “Compota de figo” ou “Figo em calda”, “Compota de Laranja e pêssego” ou “Laranja e pêssego em calda”. O produto preparado com mais de três tipos de frutas, recebe o nome genérico de “Salada de frutas” ou de “Miscelânea de frutas”, seguido da expressão “em calda”.

Pêssego, figo, ameixa ou abacaxi? Misture com creme de leite ou leite condensado e experimente. É uma sobremesa prática e muito saborosa!

Você encontra as deliciosas Frutas em Calda Vila Oliva nos principais Supermercados de Minas Gerais.
Se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas:

www.emporiovilaoliva.com.br | (31) 3036-8888
BR 040 – KM688, PAV 1, Loja 15 CEASAMINAS

Fonte:

https://www.passeidireto.com/arquivo/55661472/trabalho-doces-compotas-e-geleias
https://metacolher.wordpress.com/2013/09/18/compota-ou-fruta-em-calda/

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.