Palmito: um alimento nutritivo, saboroso e saudável

21 set, 2021

Perfeito para incrementar saladas e diversas outras preparações, o palmito é uma opção versátil para quem deseja uma alimentação saudável, por ser pouco calórico e rico em fibras.

Vendido geralmente em conserva e pronto para consumo, possui sabor sutil e delicado sendo facilmente adaptado às mais variadas receitas, como recheios, macarrão, estrogonofe vegano, risoto e tortas.

Conheça mais sobre esse alimento!

O palmito é um alimento extraído de algumas espécies de palmeiras —açaí, pupunha, juçara e real. E apesar dessa variedade, eles têm muito em comum: fibras, cálcio, potássio, sódio, magnésio, zinco, vitamina C e outros antioxidantes. Originário da América do Sul, o Brasil se destaca por ser um de seus principais produtores, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Confira alguns benefícios de consumir o alimento regularmente!

  1. Faz bem para o coração – A presença do potássio e dos antioxidantes no palmito auxiliam na manutenção da pressão arterial. Além disso, essas substâncias atuam sobre o LDL, colesterol considerado “ruim”. Tanto a hipertensão quando o colesterol alto são fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Por isso, consumir o alimento com frequência pode contribuir para a saúde do coração.
  2. Pode ser benéfico para quem tem diabetes – As fibras presentes no palmito são aliadas do controle glicêmico do organismo. Além disso, por conter baixas quantidades de carboidrato (em 100 g são encontrados 4,69 g), pode ser incluído em pratos como lasanha e macarronada e também diminuir o índice glicêmico da refeição. Por esse motivo pessoas com diabetes podem se beneficiar com o consumo do alimento.
  3. Melhora a função cerebral – A presença do magnésio no palmito promove uma melhora na função cerebral. Esse nutriente participa e contribui com a transmissão da atividade neuromuscular e na participação nos processos de aprendizagem e memória.
  4. Fortalece o sistema imunológico – Por conter antioxidantes como a vitamina C, o consumo regular de palmito auxilia na produção de células imunológicas. Assim, é um alimento que contribui na prevenção de gripes, resfriados e infecções.
  5. Contribui com o funcionamento intestinal – As fibras presentes no palmito também melhoram o trânsito intestinal. Em 100 g do alimento há 3,12 g de fibras. Dessa forma, o consumo regular pode prevenir a prisão de ventre.
  6. Aumenta a saciedade – As fibras são responsáveis por esse benefício, pois elas fazem o alimento demorar mais para ser digerido no estômago e ajudam a controlar sua velocidade da absorção no intestino. Além disso, como o palmito é pouco calórico, ajuda no controle do peso.

Tire suas dúvidas: É necessário ferver o palmito em conserva antes de consumi-lo?

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, alimentos industrializados e conservas devem ser fervidos por no mínimo 15 minutos. Ou seja, é preciso sim ferver o palmito em conserva e produtos similares antes de consumi-los. Segundo recomendações sanitárias da Anvisa, o ideal é ferver o palmito em água ou no líquido da própria conserva por 15 minutos e depois consumi-lo.

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.