Rica em fibras e vitaminas, a Alcaparra é um condimento italiano muito utilizado para dar sabor ou decorar as receitas. No Brasil, é mais comum encontrarmos a alcaparra em conserva. Ela é muito conhecida por seu gosto salgado e muito utilizada na elaboração de molhos, vinagretes e preparação de comidas como pastéis de carnes, peixes, bacalhoada e outros frutos do mar. É Ideal, também, em carpacchio e saladas.
As alcaparras em conserva, podem ser utilizadas em inúmeras receitas. Vão muito bem em molhos diversos, seja o de tomate ou mesmo o famoso molho tártaro, onde há uma série de temperos e ervas triturados. A dica é experimentar e ver qual se adequará mais ao seu paladar.
Além de aderir mais sabor ao prato, esta especiaria leva nutrientes ao organismo, caso das propriedades anti-inflamatórias, das antibacterianas e até mesmo das anticancerígenas.
Seu consumo regular fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, estimula o funcionamento do organismo, além de prevenir gripes, resfriados, estimular o apetite e a digestão.
Este saboroso tempero tem como princípio ativo o ácido cáprico, que possui uma ação estimulante do apetite e auxilia a digestão.
Propriedades
Rica em nutrientes e propriedades, sabe-se desde a Grécia antiga – quando era utilizada como calmante – que a alcaparra traz inúmeros benefícios à saúde.
Segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em 100 gramas de alcaparras há:
23 calorias
2,36 gramas de proteína
4,90 de carboidrato
3,2 gramas de fibras alimentares
A alcaparra ainda é rica em cálcio, magnésio, potássio, ácido fólico, vitamina A e vitamina K.
Armazenamento
Para melhor preservar, depois de abrir o frasco, é importante mantê-lo refrigerado para uso futuro. Use colher ou garfo de aço inoxidável para retirá-los do recipiente.
Saiba mais
A alcaparra (Capparis spinosa) é um arbusto da família das Caparidáceas, originário da região mediterrânica. O botão da flor da alcaparra é um ingrediente comum da cozinha mediterrânea, muitas vezes consumido em vinagrete como estimulante do apetite, e já usado na antiga Grécia como calmante. Os seus talos espinhosos podem atingir um metro ou mais de comprimento, e as folhas são grandes e arredondadas. As flores, de cor branca e com grandes estames, nascem na base das folhas.