Você não sabia isso sobre os Picles

22 mar, 2023

Pode ser um informação difundida no senso comum de que picles é o pepino em conserva. Porém, picles é o nome da técnica usada para conservar os alimentos, que surgiu nos primórdios da civilização humana, pela falta de refrigeradores e por causa dos invernos rigorosos. Portanto, picles pode ser uma conversa de outros vegetais.

Seja em vinagre ou salmoura, conservar esse tipo de alimento é um dos métodos mais antigos de preservação de alimentos. Apesar de, atualmente, já não precisar dessa técnica para a conservação, ela ainda é bastante usada pelos diversos benefícios à saúde e pelo sabor característico.

Os picles mais conhecidos nos dias de hoje são os de pepino, usados para acompanhar hambúrgueres ou saladas, mas outros picles populares são os de mini cebola, cenoura, azeitona, etc. Os legumes mais rígidos são comumente usados por não ficarem moles na conserva.

O PICLES AO REDOR DO MUNDO

Na Índia, os alimentos tradicionalmente para fazer picles são frutas verdes como manga, groselha Indiana, tamarindos e limões. Entretanto, os mais comuns como pepino, cenoura, couve-flor, alho e cebola também são usados no preparo de conservas. Conservas de carne como frango, peixe e camarão são igualmente frequentes.

Já na China, os picles são bastante populares, e alimentos como couve, alface e melão são escolhidos para a conserva, além dos habituais. Alguns desses processos também incluem o uso de molho de soja para ajudar na fermentação dos alimentos.

Na Coreia, o mais conhecido é o kimchi, feito com um fermentado picante de repolho e com uma grande variedade de hortícolas, como soja, peixes e ostras. A conserva coreana tem dois tipos: um em que os alimentos são fermentados junto ao pimentão picante, e o outro é uma conserva em água de variedades mais leves.

OS BENEFÍCIOS DO PICLES NA DIGESTÃO

O consumo do picles pode ser um aliado no crescimento de bactérias probióticas, organismos presentes em nosso sistema digestivo, e que podem morrer com o uso de antibióticos.

E aí, você já sabia destas curiosidades sobre o picles?

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.