Você sabe qual é a diferença das azeitonas verdes para as azeitonas pretas?

21 set, 2021

Assim como ocorre com o pimentão, a coloração da azeitona nada tem a ver com a espécie cultivada, mas sim com o período da colheita. A verde, como o próprio nome indica, ainda está verde, e por isso é mais azeda. Aliás, quando ela é tirada do pé da oliveira é ainda mais amarga, e por isso precisa passar por um tratamento especial para que esse sabor seja amenizado antes de chegar ao mercado ou se tornar azeite. Já a azeitona preta é o estágio quando o fruto já ficou completamente maduro, e por isso seu sabor não é tão forte, o que permite que o seu tratamento seja menor em relação ao da verde. Além disso, sua versão mais escura possui mais nutrientes, tem sabor mais adocicado e polpa mais macia, típico de frutas maduras.

Com grande versatilidade no uso culinário, as azeitonas são muito consumidas como aperitivo e são ingredientes indispensáveis para enriquecer o sabor dos alimentos, sendo utilizadas na preparação de pratos como bacalhoadas, molhos, saladas e tortas.

História

A azeitona é o fruto da árvore chamada oliveira. Desde a antiguidade as pessoas plantam oliveiras para consumir seus frutos e o azeite produzido a partir deles. Para os antigos gregos, o ramo de oliveira também era um símbolo de paz e vitória.
Os habitantes da ilha grega de Creta já cultivavam oliveiras em 3500 a.C. Mais tarde, outros países banhados pelo mar Mediterrâneo passaram a plantá-las. Hoje, há oliveiras em muitas partes do mundo e os maiores produtores de azeitonas são a Espanha, a Itália, Portugal e a Grécia. As azeitonas e o azeite são amplamente utilizados na culinária mediterrânea.
A beleza das oliveiras desperta admiração. Com tronco retorcido, suas folhas são verde-escuras na ponta e prateadas na parte inferior. A maioria das oliveiras tem de 3 a 12 metros de altura ou mais.
Elas florescem no final da primavera. Algumas de suas pequenas flores brancas crescem nos frutos. Dentro do fruto há um caroço que contém uma ou duas sementes. A produção de frutos não é regular. As oliveiras podem dar muitos frutos num ano e nenhum no ano seguinte.
Há muitas variedades de azeitonas. A maioria é destinada à produção de azeite. Aquelas destinadas ao consumo alimentar são colhidas à mão ou sacudidas da árvore. Com frequência, são colhidas ainda verdes. Azeitonas frescas são muito amargas. Por isso, são tratadas com salmoura ou outros produtos químicos.

Benefícios
Seja qual for o seu tipo de azeitona preferido, preta, arroxeada ou verde, ela possui nutrientes poderosos e deve ser incluída na sua dieta. Confira:

É rica em vitamina E
O primeiro benefício da azeitona que merece destaque é que ela é muito rica em vitamina E, que por sua vez é conhecida por ser um ótimo antioxidante. Como o próprio nome diz, essas são moléculas que evitam a oxidação das células, algo que pode gerar o envelhecimento precoce. Ao auxiliar o sistema imunológico, esse nutriente também evita o aparecimento de doenças, que variam de gripes e resfriados a alguns tipos de câncer.

Possui um baixo índice glicêmico
A azeitona também é uma ótima aliada dos diabéticos, já que possui um baixo índice glicêmico. Lembrando que essa medida indica as taxas de açúcar no sangue. Quem busca perder gordura corporal através do controle da produção de insulina também deve optar por alimentos que possuam baixo índice glicêmico.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumenta os níveis do colesterol bom
Rica em gorduras monoinsaturadas, a azeitona ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do bom (HDL), sendo essencial para o nosso corpo se manter saudável. Isso evita o surgimento de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, aumentando a saúde do coração. Esse ácido graxo, que aparece em quantidades impressionantes na azeitona, também ajuda a prevenir câncer de mama, sendo esse mais um de seus benefícios.

Fonte:
www.conquistesuavida.com.br/
escola.britannica.com.br

Encontre as Azeitonas Pretas Vila Oliva nos principais supermercados de Minas Gerais ou entre em contato com nossa equipe de vendas.
📞 (31) 3036-8888.

✅ Conheça toda nossa linha de produtos Vila Oliva em: www.emporiovilaoliva.com.br

Blog Empório Vila Oliva

Catálogo de Produtos

O Empório Vila Oliva promove uma sinergia com as demais empresas do grupo, garantindo maior competitividade com preços e produtos diferenciados, atendendo com dedicação a todos os segmentos de mercado.